Como diz um dito popular brasileiro, “o ano começa depois do carnaval” assim a secretaria da educação está preparada para a volta às aulas, neste dia 15 de fevereiro esperando por aproximadamente 3.000 alunos.
Durante o período das férias diversas ações foram tomadas pela secretaria para organizar o ano letivo, como a preparação dos funcionários e professores que no dia 5 de fevereiro tiveram atribuição de aulas e do dia 6 ao dia 9 aconteceu o planejamento do ano.
Os funcionários assim como os professores participaram de uma palestra no dia 6 de fevereiro com o tema “Valorização dos Funcionários”.
Para poder colocar em prática o ano letivo com 200 dias/aula, a equipe da secretaria da educação organiza uma maratona de trabalhos que são acompanhadas por números expressivos, que muitas vezes não chega ao conhecimento da população como um todo.
São 5 escolas na área urbana, 3 na zona rural e 8 creches, que somadas perfazem um total de 168 salas de aulas, as quais recebem diariamente aproximadamente 3.000 alunos.
Para que as unidades entrem em funcionamento recebem os prestos de 82 funcionários que organizam a situação documental de cada aluno, a chegada, a estadia e o retorno dos alunos, já nas salas de aulas são 258 profissionais educadores que tem a árdua missão de ensinar, educar e muitas vezes fazer o papel de pai e mãe.
Para alimentar este batalhão de crianças, adolescentes, jovens e adultos, são fornecidos diariamente 5 refeições sendo 2 no período da manhã, 2 no período da tarde e 1 à noite, perfazendo-se um total de aproximadamente 15.000 refeições por dia, que multiplicado pelos 200 dias letivos são quase 3 milhões de refeições servidas.
A merenda escolar é mantida entre o convênio com o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar e com recursos próprios, lembrando que o convênio paga R$ 0,90 (centavos) por aluno das escolas e da creche R$ 1,30 para alimentação.
Devido a excelente refeição servida diariamente o custo pago pelo convênio não é o suficiente, daí entra a contrapartida
com recursos próprios da municipalidade.
Ressaltamos que a merenda escolar é acompanhada por nutricionista que prepara o cardápio diário variando entre arroz e feijão ou macarrão, sempre um tipo de carne, moída, de panela ou frango, tem também um complemento com salsicha ou almôndega, serve ainda saladas de verduras e legumes e acompanha sempre uma fruta.
Já os cafés das manhãs e lanches das tardes sempre tem pão, bolachas, bolo e achocolatado, lembrando que para alunos que necessitem de dieta como diabéticos ou àqueles com intolerância à lactose, são servidas refeições adequadas.
Outro número expressivo da educação é no transporte de alunos que residem na zona rural e alguns no perímetro urbano em bairros mais distantes das unidades escolares, para que estes alunos saiam de suas casas e retornem depois das aulas, são rodados 6.382 kms por dia.
Se compararmos esta quilometragem, é a mesma distância entre Paranapanema e Manaus, no Amazonas, isto ida e volta. ou seja, este é o percurso diário das 28 linhas de ônibus escolares na zona rural e urbana.
Os alunos do ensino municipal de Paranapanema, Campos de Holambra e bairros da zona rural são educados com o método apostilado da Maxi Sistema de Ensino.
A secretária da educação Raquel Rocha, agradece o empenho da equipe de coordenadores, funcionários e professores, pedindo a colaboração e participação ativa dos pais e responsáveis pelos alunos durante o ano, especialmente nas reuniões e deseja a todos alunos um ano letivo de muito aprendizado e realizações.