“Internet mais rápida e mais barata ao usuário”, esse é o objetivo, segundo o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Em cerimônia em Brasília, nesta segunda-feira (12), com Kassab e outros prefeitos, o prefeito Antonio Nakagawa assinou o termo de adesão ao programa Internet para Todos. O presidente Michel Temer também participou da solenidade.
Segundo o Ministro, o Internet para Todos tem o objetivo de levar banda larga a regiões e municípios sem acesso ou com acesso precário à internet. O governo federal projeta que cerca de 40 mil localidades no país serão beneficiadas pela iniciativa, que oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.
O “Internet para Todos” tem 2.766 cidades prontas para adesão ao programa. Segundo Kassab, 2,4 mil prefeitos participaram da solenidade para assinar os termos de adesão.
Os municípios que entraram na primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, de acordo com Kassab, serão instaladas cerca de 200 antenas por dia. Cabe as prefeituras indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, bem como garantir a segurança da área e custear as despesas de energia elétrica.
[caption id="attachment_19741" align="alignright" width="300"] Antena que receberá o sinal do Internet para Todos[/caption]
“Não poderíamos ficar de fora, esperamos que a partir do mês de maio cheguem as antenas do “Internet para Todos”, que este projeto saia do papel e possamos ver na pratica tal desenvolvimento tecnológico em nosso município”, disse o prefeito Nakagawa.
Usuário pagará preço menor
Após o evento, Kassab afirmou que a velocidade da internet do programa será "bastante grande". "Algo 40 vezes superior ao que existe hoje", disse.
Em relação ao preço pago pelo usuário do serviço, Kassab disse que será inferior ao pago atualmente."O preço será inferior àquele que é pago pelo usuário normal de telefonia por conta da isenção tributária desse programa. Eu não vou aqui me aventurar a falar quanto será menor, mas será da ordem de um terço", declarou o ministro.
“É um programa muito benéfico para a integração social dos munícipes que ainda não possuem esse serviço, em um mundo em que as informações são em tempo real”, disse Alexandre Brandimarti, Secretário de Planejamento e Gestão, quem acompanhou o prefeito durante o evento que garantiu o benefício a Paranapanema.
[caption id="attachment_19748" align="alignright" width="400"] Prefeito Antonio Nakagawa e o Secretario Alexandre Brandimarti[/caption]
Conexão para escolas, hospitais e postos de saúde
O Internet para Todos também prevê levar banda larga a escolas, hospitais e postos de saúde, conforme o MCTIC. O ministério firmou parcerias com outras pastas (Educação e Saúde) para viabilizar o serviço.
No caso da parceria com o Ministério da Educação, a intenção do programa é garantir banda larga a todas as escolas públicas do país, com a previsão de beneficiar 7 mil escolas ainda em 2018.