Foi bonito ver as ruas da Estância Turística de Paranapanema tomada pelo colorido das equipes. Centenas de ciclistas chegaram à Praça da Matriz na manhã de domingo (18) para colocarem à prova sua resistência na 2ª Etapa da Copa Sudoeste de MTB. O evento obteve sucesso absoluto e colocou o município na “rota dos ciclistas” e torna o Cicloturismo uma realidade.
Com quarenta e quatro cidades presentes e mais de trezentos ciclistas o evento movimentou o domingo paranapanemense e foi amplamente elogiado pelo público. A determinação dos atletas “arrancaram” gritos de incentivo por onde passaram. A presença de muitas famílias pedalaram juntas, pais que apoiaram os filhos até o final da prova pedalando lado a lado, também chamou a atenção do público.
Categorias
A largada aconteceu na Praça da Matriz e os percursos seguiram pela zona rural em dois formatos: 28 quilômetros para o percurso Sport (amador) e 48 km para o percurso Pró. As categorias foram subdivididas em:
Dupla Masculina: Idade Livre – Percurso Pró; Feminina Sub 35 até 34 anos -Percurso Sport
– Feminina Master de 35 a 42 anos – Percurso Sport; Feminina Senior acima de 43 anos – Percurso Sport; Juvenil de 13 a 15 anos - Percurso Sport; Junior de 16 a 18 anos - Percurso Pró;
Sub 25 de 19 a 24 anos – Percurso Pró; Sub de 30 a 25 a 29 anos - Percurso Pró; Master “A” Pró de 30 a 34 anos – Percurso Pró; Master “B” Pró de 35 a 39 anos – Percurso Pró;
Master “C” Pró de 40 a 44 anos – Percurso Pró; Master “D” Pró de 45 a 49 anos – Percurso Pró; Master “E” Pró acima de 50 anos – Percurso Pró; Sport Cadete até 28 anos – Percurso Sport; Sport Master” A” de 29 a 34 anos – Percurso Sport; Sport Master “B” de 35 a 40 anos – Percurso Sport; Sport Master “C” de 41 a 45 anos – Percurso Sport; Sport Master “D” de 46 a 50 anos – Percurso Sport; Sport Master “E” de 51 a 59 anos – Percurso Sport; e categoria Over acima de 60 anos – Percurso Sport.
Cidades participantes
De 48 inicialmente inscritas, 44 cidades participaram do evento, são elas: Abatiá/ PR, Adamantina/SP, Andirá/PR, Angatuba/SP, Araçoiaba da Serra/SP, Avaré/ SP, Bandeirantes/PR, Bauru/SP, Botucatu/SP, Buri/SP,/Campina do Monte Alegre/SP, Capão Bonito/SP, Capela do Alto/SP, Cerqueira César/SP, Guareí/ SP, Ilha Comprida/SP, Indaiatuba/SP, Itaberá/SP, Itaí/SP, Itapeva/SP, Itapetininga/SP, Itaporanga/SP, Itararé/SP, Itatinga/SP, Jacarezinho/PR, Lençois Paulista/SP, Ourinhos/SP, Paranapanema/SP, Peruibe/SP, Piraju/SP, Pompéia SP, Registro SP, Ribeirão Claro PR, Ribeirão do Pinhal PR, Santa Cruz do Rio Pardo/SP, Santa Mariana/PR, Santana do Itararé/PR, São Miguel Arcanjo/SP, Sengés/PR, Sorocaba/SP, Taguaí/SP, Taquarituba/SP, Tatuí/SP, Votorantim/SP.
A classificação geral está disponível a partir do dia 20 de março, no site oficial da Copa Sudoeste de MTB:
http://www.copasudoestemtb.com.br/
No site você poderá encontrar também informações sobre as próximas etapas, bem como o histórico da Copa.
Em 2019 tem mais MTB
“O Cicloturismo está crescendo em ritmo acelerado no Brasil e no mundo e a cada ano ganha mais e mais adeptos, investir na modalidade é trazer os “amantes do pedal” para nossa Estância, é olhar para o futuro com a certeza de que ainda receberemos centenas de ciclistas todos os anos. Eles irão consumir em nosso comércio, precisarão de nossos serviços, é isso que faz o turismo, ele movimenta a economia do local”, frisou o prefeito Antonio Nakagawa.
Segundo a Secretária Municipal de Turismo e Esporte, Marili Pedroso, o evento entrará para o calendário anual do município, tendo em vista a evidente apreciação do público e os resultados positivos para o turismo. "Em 2019 esperamos ainda mais ciclistas representando Paranapanema", frisou Marili.