Adotando o tema “130 anos de abolição da escravatura”, as unidades escolares de Paranapanema e Campos de Holambra, prestaram uma singela homenagem ao município pelos 159 anos de Emancipação Política Administrativa, em um Ato Cívico que contou com a presença de autoridades e população.
O evento organizado pela secretaria de educação e as escolas participantes, aconteceu na concha acústica, na praça da Matriz, no dia do aniversário da cidade, 20.
As unidades escolares, buscando inspiração na vinda dos escravos e nas suas crenças e costumes, apresentaram números de danças e cantos, que relembravam as épocas das colonizações, lavouras do café, senzalas e vestes típicas usadas pelos escravos.
A banda marcial de Paranapanema sob a regência do Maestro Alexandre com apenas 20 dias de ensaio, prestaram uma linda homenagem à Paranapanema, inclusive tocando “parabéns a você”.
Ao fazer uso da palavra a secretária Raquel Rocha falou do trabalho realizado nas escolas ao longo do ano letivo, da importância do aprendizado do aluno quanto as civilizações do passado, lembrando seus costumes resgatando a cultura.
O prefeito Antonio Nakagawa ressaltou a importância dos escravos na construção do país, e da atitude humanitária da Princesa Isabel ao assinar a Lei Áurea, concedendo assim a liberdade aos escravos que tanto foram discriminados.
“Agradeço as diretoras e professoras envolvidas neste projeto, parabenizando os alunos que estiveram empenhados na realização deste evento, estendendo meus agradecimentos aos pais pela participação” Concluiu o prefeito Antonio.
Participaram deste evento as escolas EMEIF José Libaneo de Oliveira, EMEF José Gonçalves Mendes, EMEF Antonio Luiz Duarte e EMEIF Dayse Aparecida Spolaor Trevisani e escolas agregadas.
A secretária Raquel Rocha parabenizou os alunos pelas apresentações, agradeceu o empenho dos coordenadores, diretores, professores e a participação dos pais.