Em solenidade oficial e muito concorrida organizada pelo SESI Avaré, 3 cidades da nossa região firmaram convênio com o Programa Atleta do Futuro, criado e mantido pela FIESP / SESI.
Antes da assinatura do convênio, uma recepção foi preparada para receber as autoridades, com sala vip e para os alunos praça de alimentação e brinquedos infláveis, palhaços e malabaristas.
O presidente da FIESP / SESI Paulo Skaf ao chegar no SESI Avaré foi recepcionado pelos alunos, conversou rapidamente com as autoridades e participou de algumas apresentações ensaiadas especialmente para a ocasião, que abordaram o tema da copa e a esperança.
Durante a solenidade que além da assinatura do convênio previa a inauguração do campo socyte denominado Toninho Cecilio, este cidadão avareense que atuou no Palmeiras, autoridades e homenageado usaram da palavra, agradecendo e falando um pouco do SESI.
Toninho Cecilio muito emocionado falou da satisfação em ter seu nome afixado em um projeto tão importante na vida das crianças, principalmente nos dias em que vivemos de incertezas e ofertas de caminhos ilícitos.
“Agradeço a todos que lembraram do meu nome para estar nesta obra de esperança, ao presidente da FIESP SESI Paulo Skaf e tantos outros que me acolheram com tamanha homenagem” Finalizou Toninho Cecilio.
Paulo Skaf agradeceu a presença das autoridades, citou os benefícios que o SESI proporciona para as crianças e adolescentes, lembrou das alegrias que o homenageado deu a tantos torcedores palmeirenses e brasileiros quando da sua passagem pelo futebol.
A secretária de Turismo, Esportes e Cultura Marili Pedroso, assinou o convênio representando o prefeito Zé Maria que não participou do evento por ter outros compromissos agendados anteriormente.
O programa Atleta do Futuro vai atender dezenas de crianças e adolescentes em Paranapanema, que mesmo não tendo uma estrutura do SESI no município, poderá usar das formalidades, técnicas e modelo de esportes criado pela entidade.
O homenageado Antonio Jorge Cecílio Sobrinho, ou, como é conhecido, Toninho Cecílio, nasceu no dia 27 de maio de 1967, na cidade de Avaré. Filho de Dr. Cecílio Jorge Netto, médico sanitarista, e Suhad Aurani Jorge, artista plástica, Cecílio sempre esteve ligado ao futebol desde criança. Como muitos garotos de sua idade, vivia jogando futebol na rua, clubes e equipes locais.
Porém Toninho Cecílio só viu sua paixão pelo futebol virar realidade em 1983, quando foi levado a fazer um teste na S. E. Palmeiras pelo Sr. José Luis Melechon Dias, proprietário do time pelo qual atuava em Avaré. Na ocasião o treinador Cidinho aprovou o jovem que em 1984 já era capitão da equipe sub-17 que contava com nomes como Zetti, Veloso, Ivan, Edu Manga, Gerson Caçapa, entre outros.
Promovido para o elenco profissional do Alviverde e, posteriormente, nomeado capitão da equipe, Toninho Cecílio permaneceu no Palmeiras até 1992. Durante os nove anos que defendeu o clube do Parque Antártica, Toninho chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira de Paulo Roberto Falcão, em 1990, e também para a Seleção Paulista, em 1987, 1990 e 1991.
O que é o Programa Atleta do Futuro?
Com longa experiência no desenvolvimento de ações esportivas, o SESI está consciente da importância e da necessidade do comprometimento com a formação educacional e a qualidade de vida de crianças e jovens.
O Atleta do futuro é uma ação sócio-educativa em parceira com a indústria, através de aulas de formação esportiva em diferentes modalidades para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. Fomenta práticas esportivas para o desenvolvimento das habilidades motoras, da aptidão física e da adoção de valores positivos do esporte.
Objetivos Específicos são promover o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes por meio do esporte e estimular a política da Responsabilidade Social em parceria com indústria.