Como acontecem todos os anos, os beneficiários do programa Bolsa Família, para continuar recebendo o benefício, devem fazer um acompanhamento na saúde.
Para isso, as famílias beneficiadas com o programa devem comparecer na secretaria da saúde que fica na rua Capitão Pinto de Melo, 548 próximo ao Paço Municipal, munidos do Cartão do Benefício, Carteira de Vacinação e Cartão do Pré-Natal em casos de gestantes.
As pessoas que devem fazer o acompanhamento são crianças de 0 a 7 anos de idade e mulheres de 14 a 45 anos, que na oportunidade vão passar por pesagem e regularização das vacinas.
Lembramos que as famílias que deixarem de fazer o acompanhamento na saúde, pode ter seus benefícios suspensos ou até cancelados.
Porque o acompanhamento na saúde?
O Bolsa Família, por intermédio do SUS, realiza o acompanhamento de milhões de famílias brasileiras atendidas pelo programa. Os profissionais da saúde realizam avaliação nutricional e também acompanham as condicionalidades para ter uma vida saudável.
Ao acompanhar as famílias pobres, o programa Bolsa Família consegue verificar se a carteirinha de vacinação das crianças está em dia e se as mulheres grávidas estão realizando o pré-natal corretamente.
Os serviços de saúde, oferecidos aos beneficiários do PBF, se preocupam principalmente com a gestação saudável das mulheres, com a imunização das crianças e o desenvolvimento infantil.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o acompanhamento do Bolsa Família vai além de pré-natal e vacinas. Ele consegue apontar outras vulnerabilidades que acabam merecendo atenção do poder público.
Exemplo: se a família tem uma criança com peso e altura inferior para a idade, isso significa que a alimentação está inadequada.
Os dados, coletados pelo Datasus, servem ainda para traçar o perfil de cada região do país e identificar os grupos populacionais de maior risco.