Foi um sucesso a III Conferencia Municipal de Saúde que aconteceu na manhã de sexta-feira 22, no salão paroquial, com a participação de autoridades, funcionários da saúde, sociedade civil parte mais interessada e beneficiada.
O evento organizado pela secretaria da saúde e Conselho Municipal de Saúde teve como objetivo apresentar algumas ações já concretizadas da saúde e principalmente elencar diretrizes que possam melhorar o serviço nos próximos anos.
Esta conferencia está acontecendo em todos os municípios do Brasil, e também acontecerá no âmbito Estadual, sendo que no mês de agosto, Brasília sediará a 16ª Conferência Nacional, onde as diretrizes discutidas e elencadas nas cidades serão apresentadas.
Daí vem a importância da população participar, pois o benefício desta conferencia não é para os funcionários ou administradores da saúde e sim para a população em geral.
Após a composição da mesa oficial as autoridades agradeceram a presença de todos desejando as boas-vindas.
O cerimonial destacou a insistência do setor nos convites virtuais, os formais distribuídos para autoridades e setores da sociedade civil, inclusive o carro de som que teve a incumbência de levar o recado para a população, que acabou não atendendo o chamado de relevante importância.
O que é a Conferencia Municipal da Saúde?
O SUS incluído na Constituição Cidadã de 1988 promoveu transformações na Saúde que fizeram uma Reforma do próprio Estado. O processo de gestão e financiamento solidário é um marco de diálogo democrático que promove acesso universal e equânime.
Considerando o presente momento do Sistema Único de Saúde que há 25 anos está implantado no Brasil como a maior política de inclusão de Estado, o desejo dos Conselhos de Saúde é que esse evento seja uma marca de participação popular.
Desta forma, algumas diretrizes são necessárias para uma mobilização significativa e que surta efeitos para a melhoria do sistema.
Participar do processo decisório e exercer controle sobre a implementação de políticas públicas são meios fundamentais para alcançar a realização de direitos sociais.
Conferências e Conselhos de Saúde são, hoje, os principais espaços para o exercício da participação e do controle social sobre a implementação da política de saúde em todas as esferas de governo.
Especificamente, as Conferências de Saúde tem como objetivo analisar a situação de saúde e estabelecer diretrizes, ou seja, indicar caminhos para atingir desejos e necessidades expressas pela população.
Para isso é necessário o debate entre diferentes grupos de interesse e a construção de pactuações no estabelecimento de prioridades em âmbito local, regional, estadual ou nacional.
Com isso, o Conselho deve ser um agente guardião dessas ações prioritárias, garantindo a inclusão dessas decisões nos instrumentos de planejamento dos entes federados.
Uma Conferência Municipal deve conferir as ações de seu município, principalmente quanto à implantação e implementação das resoluções da Conferência anterior.
Seria uma avaliação da efetividade das propostas e da evolução do acesso com qualidade à Saúde. As proposituras devem ser classificadas e incluídas no Plano de Saúde do município.