No Dia Mundial do Livro também é celebrado o Dia dos Direitos de Autor.
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a data do "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.
Uma tradição catalã ligada aos livros já existia no dia 23 de abril, e parece ter influenciado a escolha da Unesco.
Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro, trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também.
Em Paranapanema a biblioteca Municipal fica na rua Elvira Maria de Jesus, ao lado da UBS, onde também funciona o Acessa São Paulo. Na biblioteca estão à disposição da população mais de 5000 exemplares de livros diversificados, coleções conhecidas como “Conhecer” e “Barsa”.
No final do mês de março a biblioteca recebeu a doação de mais 102 exemplares trazendo temas variados culturais, alguns contando histórias de municípios, de instituições entre outras.
Para usufruir dos benefícios que oferece a biblioteca, o interessado deve fazer um cadastro e poder ter acesso a todos os exemplares para pesquisas e se preferir poderá levar o livro para casa para ler e posteriormente devolver.
O Acesso São Paulo que está atrelado à biblioteca, o usuário poderá usar os computadores que são interligados à internet gratuitamente, para fazer pesquisas, estudos entre outros benefícios.
Origem do Dia Mundial do Livro
A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral.
O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.
23 de abril é também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
Atividades para o Dia Mundial do Livro
Escreva uma estória em grupo; leia um livro em voz alta; incentive as crianças a lerem versões infantis dos grandes clássicos da literatura; aproveite a oportunidade para contar a história dos grandes escritores do mundo; desenhe ou pinte desenhos sobre Dom Quixote ou de outros clássicos da literatura, por exemplo.
Ler é fascinante, o livro é capaz de nos levar a uma viagem intergaláctico sem sair do lugar, pode nos proporcionar sentimentos diversificados, exercita a mente e aprimora os conhecimentos. Leia mais.