Assim como outras campanhas desencadeadas para a prevenção e conscientização de doenças como o câncer de mama e de próstata acontecem durante o ano, o autismo que é uma doença psiquiátrica, também tem seu mês e cor de lembrança, o mês de abril simbolizado pela cor azul.
A psicóloga Silmara Medeiros aproveitou o mês para lembrar da conscientização e conversar com alguns pacientes portadores do autismo.
Como o azul foi a cor escolhida para simbolizar o autismo no mês de abril, na oportunidade dos encontros os pacientes e funcionários vestiam camisetas na cor.
O que é o autismo?
O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.
Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.
O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio.
Não dá para limitar esse transtorno a um maior isolamento social é preciso conhecer suas características e como lidar com ele.
O texto é de Goretti Tenorio e Chloé Pineiro e tem a colaboração da psicóloga Silmara Medeiros.