Os jovens do sexo masculino nascidos em 2001, tem um compromisso com a cidadania e o serviço militar, devendo fazer o alistamento em uma unidade credenciada pelo exército, que no caso de Paranapanema é a Junta Militar.
A unidade da Junta Militar fica na rua Avaré atrás do prédio da Prefeitura e funciona de segunda a sexta feira das 7:30 hs às 11:30 hs e das 13:00 hs às 17:00 hs.
O alistamento agora pode ser feito pela internet acessando o site: alistamento.eb.mil.br oferecendo mais comodidade e rapidez.
Já para aqueles que não possuem acesso à internet ou não tenha disponibilidade e intimidade com a informática, o alistamento pode ser feito na Junta Militar, sendo que o cidadão deve estar munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Comprovante de endereço (conta de água, energia ou telefone) que deve estar no nome dos pais, Declaração de escolaridade que o jovem pode pegar na escola onde estuda ou estudou, RG e CPF.
O prazo para alistamento é até o último dia do mês de junho, sendo que posteriormente os alistados passam por uma seleção podendo ser convocados ou não para prestação do serviço militar. Em caso de dispensa, o alistado recebe um comunicado e posteriormente é feito o agendamento para entrega do Certificado de Dispensa Militar.
O cidadão que perder o prazo de alistamento, para fazer a regularização deve procurar a junta de serviço militar mais próxima de sua residência, fazer o recolhimento da multa e entregar os documentos exigidos.
Vale lembrar que sem o alistamento ou o certificado de dispensa do serviço militar o cidadão fica restrito a dezenas de oportunidades e benfeitorias como:
Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
Assinar contrato com o Governo Federal, estadual, dos Territórios ou Municípios;
Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, efetivos ou de nomeação;
Receber prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual dos Territórios ou Municípios.
Portanto, para sua maior comodidade e estar regularizado com a lei e o serviço militar, aliste-se, exercendo o seu direito e dever de cidadão.