05 AGO 2019
Doação de Sangue: agendamento já está acontecendo para o dia 24
A secretaria da saúde alerta aos doadores de sangue que já está aberto o agendamento para os interessados.
A data para doação será o dia 24 de agosto, com saída às 5 hs da manhã e para agendar basta entrar em contato pelos fones 3713 1664 em Paranapanema ou 3769 1631 na Subprefeitura em Campos de Holambra.
Importante lembrar que a doação de sangue salva vidas e para o doador nada afeta na sua saúde, sendo que a pessoa deve estar dentro das exigências, ou seja, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar bem alimentado, apresentar documento de identidade original.
Não poderá fazer a doação temporariamente aqueles que:
Estiver resfriado, tendo que aguardar pelo menos 7 dias após o desaparecimento dos sintomas, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, amamentação se o parto ocorreu há menos de 12 meses.
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses, situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, aguardar 12 meses, entre outros.
As doações ficam proibidas para as pessoas que já tiveram Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial das doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue nos casos de Hepatite B e C, AIDS, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas.
O uso de drogas ilícitas injetáveis, a Malária entre outros tipos de Hepatite, também impedem a pessoa de ser doadora.
Lembre-se, doar sangue é mais que um gesto de amor, é uma forma de ajudar a salvar vidas!