Uma das fontes geradoras de emprego e renda no meio agrícola de Paranapanema, é a cultura dos citrus, principalmente a laranja.
Produtores da fruta, estão preocupados com o Greening que é hoje a mais destrutivas das doenças do citrus no mundo, responsável pela contaminação de 40 milhões de plantas em São Paulo, desde a sua chegada em 2004.
Não há variedade comercial de copa ou porta enxerto resistentes; e considerando que a planta de citrus uma vez contaminada não pode ser curada, a preocupação dos produtores é grande, já que uma planta depois de contaminada, pode ser fonte do vetor e espalhar a doença.
O vereador Mauricio Ibanez apresentou na sessão do dia 26 de setembro, um requerimento obtendo informações e modelo de projeto de Lei, para ser endereçado ao Poder Executivo.
Na reunião o vereador apresentou as maiores preocupações junto com os produtores e pediram a colaboração do prefeito para que possa ser instituída a Lei e colocada em prática.
O Prefeito Zé Maria agradeceu os produtores pela participação na reunião e disse que junto com o jurídico vai discutir a possibilidade da implantação da Lei.
“Para nós do executivo também é uma preocupação com o desencadeamento da doença, mesmo porque o setor é dos geradores de emprego e renda e tem destaque na economia do nosso município”. Concluiu o prefeito.