Você já parou para pensar que nossos sentimentos diários estão diretamente ligados à nossa saúde?
O estado emocional do ser humano pode influenciar e afetar nossa alimentação, a disposição e o bom funcionamento do corpo, ou seja, somos reflexo daquilo que sentimos.
O estado emocional quando está abalado, não afeta única e exclusivamente a mente, atinge em cheio nosso bem-estar físico, podendo inclusive afetar áreas específicas do corpo.
O que passa internamente em nosso organismo, pode estar relacionado a uma situação estressante ou um momento de felicidade, por exemplo. Pesquisas e estudos científicos revelam que o positivismo melhora nosso sistema imunológico e cardíaco.
Para que possamos viver com qualidade é necessário buscar o equilíbrio entre corpo e mente, assim podemos entender a célebre frase “Mente Sã, corpo são”.
O corpo sempre nos dá sinais de que alguma coisa não está legal e temos que buscar novas atividades que deem prazer. O equilíbrio é fundamental para atingir os objetivos, quando estamos bem entre Mente e Corpo.
Para auxiliar nesta busca, existem hoje, alguns métodos que ajudam a encontrar este ponto estratégico na nossa vida, a acupuntura ou a terapia são os mais indicados. Mas os sentimentos podem contribuir de maneira considerável aos órgãos, para que tenham equilíbrio.
Vamos ver o que os órgãos dizem em relação aos nossos sentimentos.
A serenidade faz bem ao fígado. Esqueça a raiva, este sentimento sobrecarrega e desgasta não só o órgão, mas você como um todo. Ter serenidade para lidar com os problemas do cotidiano e estar tranquilo diante de situações desgastantes, pode ser a real solução.
Alegria faz bem para os pulmões. O sorriso combate qualquer problema, principalmente sabendo que na vida nem tudo são flores, temos os espinhos, porém, se a alegria prevalecer, tudo ficará muito mais fácil de se resolver. Tempestades não duram para sempre.
Paz faz bem para o estômago. Dores de estômago estão diretamente ligadas à ansiedade, falta de apetite e até a gastrite. Quando procuramos viver em paz e ter uma vida tranquila, quando sabemos lidar com as situações, proporcionamos momentos bem melhores ao órgão.
Calma faz bem ao coração. Manter a calma é o essencial para nossa vida em geral, tudo está relacionado ao tempo certo e se ajeitam, porém, aquele que nunca sentiu palpitações, que atire a primeira pedra. Mas em contrapartida, aquele que busca a calma em qualquer situação, resolve melhor a questão e preserva o órgão que é vital.
Fé faz bem aos rins. Além da ingestão de água pelo menos 3 litros por dia, o órgão pode ser beneficiado pela Fé. Isso mesmo a Fé, como diz o velho dito popular “A Fé move montanhas”, podemos dizer que a Fé previne e cura.
A crença diminui riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral. Quando temos Fé, acreditamos, e quando acreditamos conseguimos.
No início do ano, fazemos aquelas tradicionais promessas e quase nunca colocamos em prática, então vamos aproveitar estas dicas importantes de saúde para o corpo e a mente, e ao invés de prometer, vamos fazer, vamos buscar na serenidade, na alegria, na paz, na calma e na fé, uma nova opção de vida.
Que 2020 seja de Corpo e Mente.