10 FEV 2020
Secretaria da saúde informa: 15 de fevereiro tem doação de sangue
A secretaria da saúde torna público e convoca os doadores de sangue, que no dia 15 de fevereiro haverá transporte para doação de sangue na UNESP Botucatu (Rubião Junior).
Os interessados moradores de Paranapanema e bairros adjacentes devem entrar em contato com Mário ou Antonio pelo fone 14 3713 1664. Já aqueles que residem em Campos de Holambra e bairros próximos podem contatar Juliana através do fone 14 3769 1152, para fazer o agendamento e garantir sua vaga.
A doação de sangue é de suma importância para os bancos de sangue, lembrando que o gesto salva vidas.
Para doar sangue é necessário se ater a alguns requisitos básicos como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Já aos menores de 18 anos é preciso preencher formulário de autorização.
Pesar no mínimo 50 kgs, estar descansado, ou seja, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação.
Estar devidamente alimentado e apresentar documentos original com foto recente que permita a identificação do doador.
Vale lembrar que existe impedimentos para doação, temporários, como: resfriado, tem que aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas, gravidez 90 dias após parto normal e 180 dias para cesariana.
Amamentação se o parto ocorreu há menos de 12 meses, ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem, maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
Nas situações de maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, aguardar 12 meses, qualquer procedimento endoscópico aguardar 6 meses, extração dentária ou tratamento de canal por 7 dias.
Existem também alguns impedimentos que são definitivos, ou seja, a pessoa não pode ser doadora, são eles: hepatite após 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, Aids e doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas. Uso de drogas ilícitas injetáveis e malária.
Lembre-se, doar sangue é mais que um gesto de amor, é salvar vidas.