Mesmo com as informações acentuadas da mídia, os alertas em quase todos os meios de comunicação, inclusive redes sociais, que circulam diariamente, ainda temos casos de Dengue registrados em todo território nacional.
A Secretaria Municipal da Saúde registrou três casos em Paranapanema, sendo um caso descartado e dois confirmados.
Dos casos com resultado positivo, um foi importado, ou seja, a pessoa esteve na cidade de Bauru e lá contraiu o vírus. Outro caso chamado de Autóctone, ou seja, a pessoa reside na cidade de Itaí, permaneceu em Campos de Holambra, no bairro Santa Helena por 15 dias, onde contraiu a doença, a qual foi detectada em Itaí, sendo as medidas de praxe tomadas.
Após a comunicação entre os setores de vigilância de Itaí e Paranapanema, a secretaria da Saúde municipal tomou todas as precauções, visitando o local e realizado um mutirão com os agentes de saúde no bairro Santa Helena.
Importante lembrar que quando se detecta uma suspeita de caso de Dengue, imediatamente a secretaria da saúde age fazendo um bloqueio cerca de 200 mts do local e toma todas as providencias necessárias.
As equipes de agentes comunitários de saúde fazem um trabalho permanente de prevenção, percorrendo cada equipe sua área de atuação, inspecionando e alertando a população, inclusive passando informações em casos de suspeita.
O alerta serve para que redobremos a atenção para com a limpeza de quintais e terrenos.
Importante lembrar que a Dengue é uma doença transmitida com muita facilidade, as proliferações dos mosquitos acontecem com muita rapidez e eficácia, quando a situação permite, ou seja, o acumulo de água em qualquer recipiente é ponto chave para a criação.
Os pneus velhos, muitas vezes abandonados em terrenos, estradas e vias públicas, são criadouros natos do mosquito. Mesmo o acondicionamento irregular de carcaças de pneus se tornam ninhos naturais.
Você pode ajudar a Prefeitura a manter a fiscalização denunciando irregularidades, como descarte de lixo ou materiais que acumulem água com facilidade. O telefone para denúncia é o 14 3713 1212, secretaria do Verde e Meio Ambiente.
Colabore, ajude a preservar a limpeza pública, sua família pode ser uma vítima.