Mesmo com tantas informações veiculadas pelas mídias sociais e televisivas, ainda existem interrogações sobre alguns temas da COVID-19.
Uma das dúvidas mais frequente do cidadão, é quanto o isolamento social. Para tirar esta dúvida, simplificamos para você:
O teste sorológico, teste rápido ou de sangue para detecção da COVID-19, não deve ser utilizado como suspensão das medidas de prevenção com o isolamento social, uso de máscara, lavagem das mãos e higiene pessoal.
O isolamento domiciliar é indicado para pacientes que apresentem sintomas gripais e todos os membros da família que tiveram contato com o suspeito, por 14 dias, sendo que este isolamento deverá começar logo no primeiro dia da detecção do sintoma.
Nos casos mais graves, deve-se estender o isolamento domiciliar por pelo menos 20 dias, a contar do início dos sintomas.
É importante que ao final do isolamento domiciliar de 14 ou 20 dias, o paciente deva estar sem sintomas, por pelo menos 24 horas, para poder retomar suas rotinas.
A atenção de cada cidadão com as orientações de prevenção da Vigilância Sanitária e Secretaria da Saúde, é fundamental para combater a disseminação do vírus, que evidentemente está ai.
Fique em casa se puder, se precisar sair, use máscara, mantenha o distanciamento social, evite aglomerações, não toque em bases ou coisas desnecessárias. Enquanto estiver nas ruas, não tire a máscara e evite toca-la.
Ao retornar, tire suas roupas e coloque para lavar, higienize seus sapatos, lave as mãos com água e sabonete por 20 segundos, higienize as mercadorias que comprou antes de guardar e também seus pertences pessoais.
Juntos, Prefeitura Municipal, Secretaria da Saúde e População, podemos vencer esta batalha!!!