A solenidade foi simples e aconteceu no gabinete oficial, com a presença do 1º Tenente Gilnei de Castro da 12ª Delegacia de Botucatu, e a responsável pela Junta de Serviço Militar de Paranapanema Rosangela Siqueira.
Depois de uma conversa formal e apresentação dos procedimentos feito pelo 1º Tenente Gilnei de Castro, o Prefeito assinou o termo de posse junto com representante do exército.
Diante dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, o Prefeito Rodolfo fez o juramento e recebeu os cumprimentos.
A posse é um ato legal previsto pela Constituição Federal, e constante da Lei Federal 4.375 de 17 de agosto de 1964, a Lei do Serviço Militar.
Apesar de ser a porta de entrada do jovem para as Forças Armadas, a JSM – Junta de Serviço Militar, é um órgão do exército brasileiro, atrelado à Prefeitura Municipal e compete a ela, a sua administração e aplicação das suas peculiaridades e escalões administrativos, lembrando que o ato acontece em todos os municípios do território nacional, quando da troca de Prefeitos por pleito eleitoral.
“Mais um compromisso que assumo, diante da administração pública. Assim como milhares de jovens todos os anos fazem seu alistamento, eu também passei por este momento de civismo e cidadania. Hoje assumo a responsabilidade de presidir a Junta Militar de Paranapanema com muita honra”. Manifestou o Prefeito Rodolfo.
A Junta de Serviço Militar de Paranapanema, fica na rua Avaré, atrás do Paço Municipal e atende o público de segunda a quinta feira das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00, oferecendo o alistamento militar, orientações entre outros serviços.