A secretaria da Saúde através da Vigilância Sanitária, está realizando “Barreiras Sanitárias”, uma operação comum em dezenas de municípios da nossa região, por conta da Pandemia e do feriadão adotado em São Paulo.
Para organizar o esquema de fiscalização que está nos pontos mais vulneráveis e de maior acesso, a Prefeitura está contando com equipes das secretarias da Saúde, Administração e Finanças e Secretaria Geral do Município.
Dezenas de funcionários estão envolvidos em tarefas múltiplas que vão desde a medição de temperatura, fiscalização e orientações preventivas entre outras.
Os pontos estrategicamente escolhidos pelos organizadores foram o Portal de Paranapanema, a av. Cel Zé Mendes na Ilha do Sol, próximo da Balsa e avenida das Posses, no portal dos Moinhos.
Devidamente equipados e paramentados para garantir e oferecer segurança, os profissionais de saúde fazem as abordagens, alguns questionamentos, a testagem de temperatura dos motoristas e demais passageiros e, passam as orientações quanto as restrições e formas de prevenção.
A medida que foi adotada em dezenas de municípios da região, não poderia deixar de acontecer em Paranapanema, pois o município, é dotado de loteamentos de lazer, chácaras e ranchos, que em épocas de feriados comuns, são bem frequentados, com este feriadão mais que prolongado, o refúgio dos grandes centros tende a ser mais intenso.
A Secretaria da Saúde orienta que as medidas preventivas sejam cumpridas à risca, lembrando: Ficar em casa é a melhor forma de prevenir o contagio e a circulação do vírus, mas se precisar sair, que seja apenas uma pessoa da família para fazer compras ou resolver outras questões.
O distanciamento social, evitar aglomerações, usar máscara sempre e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, são medidas indispensáveis.
Outra orientação da Vigilância Sanitária é quanto as reuniões de amigos e familiares que neste momento tão complicado da Pandemia, devem ser evitadas., lembrando que a Ilha do Sol, ponto turístico e de frequência comum, está interditada para uso por tempo indeterminado.
O Prefeito Rodolfo Fanganiello e o Vice-Prefeito Bodinho, agradecem aos profissionais da saúde, funcionários do setor fazendário e da Fiscalização, demais servidores envolvidos na operação e a Polícia Militar, que está dando todo suporte para que a operação seja realizada com segurança.
A operação “Barreira Sanitária” começou hoje pela manhã e, em apenas 4 hs de fiscalização foram abordados 429 veículos sendo 173 de outras cidades e 256 do município. Lembramos que a fiscalização permanecerá o dia todo, inclusive neste domingo dia 28.
Cuide-se e ajude a cuidar!!!