06 FEV 2013
Merendeiras da rede municipal recebem treinamento para o preparo dos alimentos nas escolas
Sentadas nas cadeiras das salas de aula, com lápis e caderno nas mãos, as merendeiras das escolas municipais tiverem uma experiência diferente na tarde de ontem (05/02), pois foi a vez delas tomarem nota das explicações. Mas e o tema? Ah, esse era bem conhecido: alimentos.

Foi com uma aula dinâmica que a nutricionista Ana Paula Toledo, responsável técnica pela merenda escolar, realizou um treinamento sobre higienização de alimentos, utensílios e equipamentos com as merendeiras das escolas do município. “São procedimentos simples e eficazes que ajudam assegurar a qualidade dos alimentos, em todo o processo de preparação”, afirma Ana Paula.

Outro tema abordado, foi o desperdício de alimentos, com dicas e informações de como reaproveitar partes que geralmente não são utilizadas no dia-a-dia.

O treinamento faz parte de um cronograma de ações para melhorar a qualidade da merenda escolar, passando por todas as fases: da escolha do cardápio até a distribuição destes alimentos, fazendo parte, inclusive, a capacitação dos funcionários.

“O meu trabalho consiste em montar o cardápio da merenda escolar, participar do processo de planejamento de compra,
acompanhar a aquisição, verificar sua qualidade, além de orientar as merendeiras sobre o manuseio, preparação e distribuição destes alimentos”, explica a nutricionista.

Na semana passada, as cozinheiras das creches já haviam passado pelo treinamento. “A proposta é realizar uma
capacitação semestral com todos os profissionais da área”, concluiu Ana Paula.