O Prefeito da Estância Turística de Paranapanema
acompanhado da primeira dama, da Secretária do Meio Ambiente e do vereador Laerte Rodrigues de Lima participaram de uma reunião em São Paulo no último sábado (02/02), com o Deputado e Secretário Estadual do Meio Ambiente Bruno Covas, para relatar os problemas do município em relação às questões ambientais e solicitar apoio do governo estadual.
De acordo com os relatos da Secretária do Meio Ambiente, o município está com diversos problemas em relação às licenças ambientais dos aterros, das áreas de entulho, da pedreira existente na Ilha do Sol e do cemitério municipal junto à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, dificultando o andamento nas ações da secretaria.
O Prefeito mencionou que existem multas no cemitério desde 2011 e solicitou a intervenção do Secretário junto à CETESB para fazer o levantamento das irregularidades no município no âmbito ambiental. “Com um levantamento detalhado de todos os problemas, conseguiremos planejar ações e nos adequar às normas ambientais”.
O vereador Laerte Rodrigues de Lima, que agendou a reunião com o Secretário, relatou ainda o problema da pedreira na Ilha do Sol, que se encontra embargada desde 2007 e pediu o apoio para resolver a questão, para que o local possa ser novamente utilizado para extração de pedras pela Prefeitura.
Após ouvir as demandas, o secretário Bruno Covas se dispôs a ajudar a Prefeiura nas questões ambientais e afirmou que vai solicitar a CETESB um levantamento apontando todas as pendências do município em relação ao órgão, para que os andamentos sejam dados com maior agilidade.
Finalizando a reunião, o Secretário solicitou à Prefeitura um estudo detalhado das necessidades do município em relação a equipamentos e máquinas, no prazo de dois meses, para que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente possa avaliar a possibilidade de fazer a doação destes bens à Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema.