08 FEV 2013
Prefeito busca apoio para resolver problemas de saneamento básico do município
Prefeito se reuniu com a superintendência da Sabesp de Itapetininga para discutir melhorias na região
Na manhã da última quarta-feira (06/02), o Prefeito da Estância Turística de Paranapanema e a Secretária do Meio Ambiente estiveram em Itapetininga para uma reunião com a superintendência da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp, para falar sobre a questão de saneamento básico do município.

O Prefeito iniciou a reunião relatando os problemas com o esgotamento das fossas nos bairros da Serrinha da Prata e Serra Velha, que estão causando transtornos à população. “Os moradores estão cobrando uma ação imediata da Prefeitura para que a situação se regularize, pois o problema está se agravando com as chuvas, podendo inclusive, causar a contaminação da água.”

Complementando a informação, a Secretária do Meio Ambiente mencionou a dificuldade da Prefeitura em contratar uma empresa especializada apta e regularizada para realizar os serviços, pois não possuem um local apropriado para fazer o depósito dos detritos removidos e solicitou que a companhia fizesse o levantamento de custo para a limpeza de 120 fossas em caráter de urgência.

Em resposta, a Sabesp informou que não presta esse tipo de serviço às prefeituras e que realiza somente a limpeza nas próprias estações de tratamento, mas que como alternativa, o município pode contratar uma empresa tercerizada e esta pode fazer a coleta e depositar os resíduos nas lagoas de tratamento da companhia, mediante o pagamento de taxa de serviço e se comprometeu a fazer o orçamento e encaminhar à Prefeitura até a próxima semana.

Outro assunto abordado durante a reunião, foram as pendências que estão adiando a implantação do Programa Água é Vida em Paranapanema, que prevê a instalação de 140 USIs (Unidade Sanitária Individual), sendo 70 no bairro da Serra Velha e as outras 70 no Mato Dentro, com o investimento de R$ 210.000,00 do Governo Estadual. De acordo com a Sabesp, o levantamento apontou que no bairro da Serra Velha há falta de espaço e o solo não é adequado e que no Mato Dentro, existe um problema em relação ao perfil dos beneficiados.

Para solucionar o problema e dar andamento na implantação do programa, a Prefeitura se propôs a fazer um novo estudo nos bairros para avaliação técnica da companhia, além de acompanhar todo o processo de implantação do sistema.

A Sabesp mencionou também, as ações para a expansão da rede de água que está realizando no bairro do Major e que, posteriormente, levará o sistema de esgoto para área da Cooperativa, e disse que espera contar com o apoio da Prefeitura para execução dos serviços para atender a população local, o que foi prontamente atendido pelo Prefeito. “Podem contar conosco, pois a Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema tem o interesse de firmar esta parceria, que certamente trará inúmeros benefícios e melhora da qualidade de vida dos moradores destas localidades".