22 FEV 2013
SAMU tem novas instalações
Prefeitura fez o aluguel do imóvel de acordo com as exigências do Ministério da Saúde
O Prefeito da Estância Turística de Paranapanema, Márcio Faber, o vice Antônio Nakagawa, e a Coordenadora de Atividades da Secretaria Municipal da Saúde, Fernanda Sleutjes, estiveram no início desta semana visitando as novas instalações do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que foi alugado pela Prefeitura.

O serviço, que desde o ano passado estava localizado no Portal da entrada da cidade, agora possui nova sede, dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, garantindo aos agentes condições mais seguras de trabalho.

De acordo com a Portaria nº 2048/GM de 2002, as instalações do SAMU são obrigadas a oferecer uma sala de gerência e administração, sala de descanso para funcionários (com sanitários e chuveiros), vestiários, copa/refeitório, depósito de material de limpeza, área para limpeza geral e local de acondicionamento de lixo, o que não era respeitado no antigo endereço.

Visando a melhoria das condições de trabalho da unidade e o melhor atendimento à pupulação que se utiliza do serviço, a Prefeitura fez o aluguel do novo imóvel, que fica na Rua Capitão Pinto de Melo, 160, faltando apenas pequenas adequações, como a pintura dentro do padrão visual exigido.

Durante a visita, o Prefeito conversou com o Coordenador da enfermagem do SAMU de Avaré, Emerson Meneghel e com a enfermeira gerente de base do município, Ana Carolina Santos Balmiza, sobre o curso de capacitação dos funcionários exigido pelo Ministério da Saúde e foi informando que se a base de Paranapanema for capacitada e qualificada, há possibilidade da instalação de uma nova unidade, bem como conseguir recursos para instalação de novas ferramentas de saúde no município.

[caption id="attachment_5756" align="aligncenter" width="700"] Prefeito Márcio Faber, Vice Antônio Nakagawa, Coordenadora de Atividades da SMS Fernanda Sleutjes, Coord. SAMU de Avaré, Emerson Meneguel, Gerente de base, Ana Carolina Balmiza e equipe do SAMU de Paranapanema[/caption]

O Prefeito garantiu que a Secretaria de Saúde vai se empenhar para buscar a capacitação e qualificação junto ao Ministério da Saúde para trazer à cidade novas unidades de saúde para o benefício da população. “Vamos unir esforços para qualificar nossos profissionais e, consequentemente, melhorar o atendimento aos moradores, bem como lutar por recursos para o município”.

Atualmente, o SAMU conta com uma equipe de cinco técnicos em enfermagem, um enfermeiro gerente de base e quatro condutores.