Serviço de caráter emergencial atendeu os pontos mais críticos
A Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, iniciou na última terça-feira (26/02), o serviço de esgotamento das fossas nos bairros da Serrinha da Prata e Serra Velha.
A população vinha sofrendo com a falta do serviço que não estava sendo realizado desde outubro do ano passado. De acordo com a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Sueli Penteado, a atual administração estava empenhada desde o início da gestão para resolver este problema, no entanto, encontrava dificuldades para contratar um prestador de serviços que estivesse devidamente licenciado pelos órgãos ambientais. “Nós como poder público temos que nos adequar às exigências legais e servir de exemplo para população. A empresa que está realizando o esgotamento das fossas é a mesma empresa que presta serviços para Sabesp e vai fazer o descarte do resíduo no lugar adequado, diferentemente do que era realizado anteriomente, quando o prestador de serviços descartava o material coletado em qualquer lugar, contaminando os arredores”.
[caption id="attachment_6447" align="alignnone" width="800"] Esgotamento de fossas foi realizado na Serrinha e Serra Velha[/caption]
Inicialmente, a empresa foi contratada para executar a limpeza nos pontos críticos que já haviam sido mapeados em conjunto com a comunidade. Com esse procedimento, será possível fazer um estudo da real necessidade dos bairros e avaliar qual a periodicidade que este serviço deverá ser executado para evitar transtornos aos cidadãos e o acúmulo dos resíduos das fossas.
O atendimento será feito de terça a quinta-feira de forma intercalada nos bairros da Serrinha da Prata e Serra Velha, sendo priorizado os serviços nos locais em que a situação está agravada.
Sueli Penteado ressaltou ainda a participação da Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema na execução do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que com apoio do Governo Estadual realizará nos próximos dias um levantamento a fim de elaborar um documento com um conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais relativos ao processo de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem, e manejo das águas pluviais urbanas.