Na última terça-feira (12/03), a equipe da Vigilância Sanitária Municipal foi informada por alguns profissionais do PSF que produtos de uso veterinário haviam sido descartados irregularmente em via pública, no bairro Vila Leme.
[caption id="attachment_6745" align="alignnone" width="700"] Produtos veterinários foram descartados de maneira irregular[/caption]
Durante a vistoria na Rua Virgílio Rodrigues de Arruda, foi constatada a existência de frascos de remédio e agulhas jogadas no local, podendo causar acidentes e contaminação.
Este tipo de material é considerado resíduo de serviço de saúde, portanto, deve ser manuseado e descartado de maneira adequada, sendo necessária, inclusive, a contratação de uma empresa especializada para fazer sua destinação correta, não podendo ser recolhido pelo caminhão de coleta comum ou de reciclagem.
[caption id="attachment_6744" align="alignnone" width="700"] Frascos de remédios e agulhas contaminados[/caption]
Como não há suspeitas do responsável pelo descarte desses produtos contaminados, a Vigilância Sanitária Municipal informa que fará uma fiscalização focada neste assunto e estará disponível para orientar os veterinários da região sobre a maneira adequada de fazer o descarte deste tipo de material.