Em parceria com a prefeitura da Estância Turística de Paranapanema, o Programa CPFL na Comunidade substituiu geladeiras, sistemas de aquecimento de água e distribuiu lâmpadas fluorescentes compactas, visando à economia e o consumo consciente de energia junto às famílias de baixo poder aquisitivo.
O programa CPFL na Comunidade , da CPFL Santa Cruz, investiu no primeiro trimestre de 2013, R$ 235 mil na cidade de Paranapanema-SP. O programa substituiu 65 geladeiras, 85 sistemas de aquecimento de água e distribuiu 450 lâmpadas fluorescentes compactas para famílias de baixo pode aquisitivo no município. Com os aparelhos novos e mais eficientes, a distribuidora espera que esses famílias economizem 91,43 MWh de energia elétrica por ano. Para efeito de comparação, essa quantidade seria suficiente para abastecer cerca de 450 residências que tenham um consumo mensal de 200 KWh por mês.
Criando no ano 2000, o programa CPFL na Comunidade, que é parte do Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia, visa, entre outras ações, promover o consumo lícito, consciente e eficiente de energia elétrica, e eliminar as ligações clandestinas, levando cidadania aos beneficiados, que assim passam também a contar com um comprovante de endereço. Dentre outras ações, o Programa prevê a conscientização de população para uso racional e seguro de energia, através de palestras, cursos e atividades educativas.
A empresa segue um cronograma para atender as cidades de sua área de concessão. Em conjunto com as prefeituras municipais, são apontados os bairros a serem contemplados com as ações. A seleção dos clientes beneficiados é realizada por meio de um processo de diagnóstico, realizado nesses bairros indicados pelo poder público. Para receber os benefícios , os consumidores devem possuir o documento NIS (Número de Identificação Social) e estar com o pagamento de contas de energia em dia.
O programa de Eficiência Energética da CPFL Santa Cruz é aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem como objetivo promover a utilização racional de energia elétrica e o combate ao desperdício, contribuindo para a ampliação de reflexão da sociedade sobre o tema e atuando no desenvolvimento econômico, social e ambiental das áreas nas quais está presente.