Nos dias 22 e 23 de maio o presidente da Comissão de Defesa Civil da Estância Turística de Paranapanema, Daniel de Morais Mendes, acompanhado do Secretário Ajunto de Comunicação Luiz Fernando Oliveira, visitaram a cidade de Itatiba para participar da oficina preparatória “Operação Estiagem”, realizado pela Defesa Civil Estadual. O Coronel Marco Aurélio Alves Pinto, Coordenador Estadual de Defesa Civil e Secretário Chefe da Casa Militar agradeceu a iniciativa pela participação da cidade de Paranapanema e ressaltou a importância da preocupação do prefeito em estruturar o COMDEC municipal.
Mais de 200 municípios enviaram representantes da defesa civil
Cerca de duzentos municípios enviaram representantes da Defesa Civil a fim de capacitá-los para atender as ocorrências provenientes do período de estiagem. Entre aulas teóricas e práticas foram 16 horas de curso em alusão ao período, quando os incêndios – incluindo os criminosos – se tornam mais frequentes em matagais e terrenos.
Como consequência da falta de chuva é registrada a queda da umidade relativa do ar, característica das estações de outono e inverno, com isso parte da população pode sofrer com o agravamento de doenças respiratórias, infecções das vias aéreas e viroses, além daqueles que são acometidos com ardência e ressecamento nos olhos, boca e nariz.
[caption id="attachment_8095" align="aligncenter" width="600"] O Coronel Marco Aurélio Alves Pinto, Coordenador Estadual de Defesa Civil e Secretário Chefe da Casa Militar com Daniel de Morais Mendes, presidente da Defesa Civil de Paranapanema[/caption]
Os maiores acometidos nesses casos são as crianças e os idosos. “A maior incidência é de quadro gripal, sinusites, amigdalites, bronquites e pneumonias”. Para evitar ou minimizar a ocorrência de problemas de saúde em decorrência do tempo seco, alguns cuidados importantes podem ser tomados. Entre elas, ingerir bastante líquido, não fazer exercícios físicos entre as 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa; deixar um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir; não usar o umidificador elétrico por muitas horas seguidas.
“Nossa participação nesses cursos é importante, tendo em vista a estruturação do Conselho Municipal de Defesa Civil para melhor atender as ocorrências”, falou Daniel de Morais Mendes, presidente do COMDEC.