O 1º Festival de Inverno da Estância Turística de Paranapanema obteve grande sucesso de público e crítica. A partir das 14 horas do sábado (03) a Praça da Matriz foi transformada num grande centro de entretenimento sociocultural. A população foi presenteada por eloquentes apresentações musicais em diversos ritmos e estilos. O festival foi uma realização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e organização do Projeto Cultural Clave de Sol.
[caption id="attachment_8909" align="aligncenter" width="557"] Prefeito Antônio Nakagawa e o Secretário de Educação e Cultura Carlos Souto durante a cerimonia de abertura[/caption]
A Banda Musical Municipal de Itatinga foi a primeira a se apresentar, ao executar o Hino Nacional Brasileiro durante a Cerimônia de Abertura. Na oportunidade o Prefeito Antônio Nakagawa falou do desejo de investir em cultura e que pretende realizar eventos do gênero em diversos períodos do ano. O Secretário de Educação e Cultura Carlos Roberto Souto ressaltou a importância de investir em cultura, “não é possível educar um indivíduo se não houver cultura, ela deve estar sempre a caminhar junto à educação, falou Carlos Roberto Souto.Logo após, aconteceram as premiações do Concurso de Redação, alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio dissertaram através do tema “a música em minha vida”. O primeiro lugar do concurso foi conquistado por Natanni Monteiro de Freitas, estudante do 1º ano do ensino médio na Escola Antônio Luiz Duarte. Natanni foi premiada com um notebook, doação do ilustre vereador Laerte Rodrigues.
Em segundo lugar brilharam as palavras de Caroline Soares Pires, a aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Holambra II foi premiada com um tablet. Também transmitindo a emoção sugerida pelo tema, Victor Augusto Stelzer Rocha destacou a qualidade do concurso com a bela redação premiada em terceiro lugar. O aluno da Escola Cooperativa, do Distrito Campos de Holambra, foi premiado com uma bicicleta.
Iniciaram-se então as atrações musicais, durante toda a tarde a população paranapanemense teve acesso à diversidade musical proposta pelo Festival de Inverno. O público foi acomodado em assentos sob tendas padronizadas, num espaço carinhosamente preparado pelos organizadores do evento, o que fez do calçadão da Praça da Matriz um lugar ainda mais aconchegante.
[caption id="attachment_8910" align="aligncenter" width="600"] O prefeito falou do desejo de investir em cultura.[/caption]
Com apresentações de orquestras, bandas, grupos e artistas individuais, a diversidade proposta pelo Festival de Inverno seguiu noite adentro, levando ao público repertórios de épocas distintas, de Pixinguinha a Luiz Gonzaga, de Beatles ao típico som Gaúcho, do Rock n” Roll a MPB. Destaque para a Orquestra Municipal de Paranapanema, regida pelo Maestro paranapanemense Luciano. Um trabalho que tem merecido elogios por onde passa ao formar jovens músicos no município.
A realização da Secretaria de educação e Cultura atingiu seu objetivo: Proporcionar acesso à cultura e dar oportunidade a artesãos e entidades locais. Alcançados também foram os intuitos do Projeto Cultural Clave de Sol, que há mais de dois anos busca espalhar cultura pela Estância Turística de Paranapanema.