No dia 21 de agosto de 2013, os profissionais da Estratégia de Saúde da Família e do CRAS de Campos de Holambra organizaram um encontro com os Homens que trabalham nas diversas áreas da Prefeitura de Paranapanema para discutir problemas relacionados a saúde masculina, levantar o número de homens com hipertensão, diabetes, com dislipidemia e outras morbidades e propor a inserção desses profissionais no sistema de saúde municipal.
O Ministério da Saúde está implantando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que objetiva trazer cuidar melhor dos homens, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida e redução das complicações de doenças não tratadas ou não diagnosticadas. Sabe-se que as mulheres buscam mais os serviços de saúde do que os homens e por isso elas vivem mais que eles. Essa política prevê a elaboração de estratégias para aumentar a demanda dos homens aos serviços de saúde; ofertando informação e comunicação para sensibilizar os homens e suas famílias, estimulando o autocuidado e hábitos saudáveis, por meio de ações de informação, educação e comunicação.
[caption id="attachment_9082" align="alignright" width="350"] Enfermeira Marcia e Asssitente Social Verônica conversaram sobre o tema: A Saúde do Homem[/caption]
As preciosas informações sobre o tema foram levadas aos funcionários da Prefeitura pela enfermeira Márcia, pela assistente social Verônica e pela coordenadora Fernanda Manzini. O grupo solicitou que fosse agendado um novo encontro para discutir temas relacionados à saúde, esse encontro ficou agendado para o mês de outubro. “Na próxima semana estaremos realizando a mesma atividade com os homens que trabalham em todas as áreas na Garagem de Paranapanema”, informou Fernanda Manzini, coordenadora de saúde.