No próximo dia 10 a Escola Antônio Luiz Duarte realizará o “Dia da Família na Escola”, uma exposição que marcará o encerramento do Projeto “Doses de Leitura”, uma iniciativa da direção e professores da referida unidade escolar para incentivar o hábito de ler e pesquisar. O evento será realizado na Escola José Gonçalves Mendes (Grupo), os portões estarão abertos ao público a partir das 18 horas para a apresentação de pelas teatrais, musicais e salas ambientes. Haverá ainda a participação de profissionais da Secretaria da Saúde, que oferecerão serviços de aferimento de pressão, medição de glicemia, entre outros.
Foram cinco meses de duração, de um Projeto de Incentivo à Leitura e Pesquisa que fez os alunos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Antônio Luiz Duarte, mergulharem nos temas sugeridos por seus professores. Os docentes do 6º Ano do desenvolveram seus trabalhos acerca do tema “Saúde”; já aos alunos do 7º Ano foi destinado o tema “Direitos e Deveres”; os que cursam o 8º Ano falaram de “Paranapanema, Minha Cidade, Minha Vida” e os alunos do 9º Ano pesquisaram sobre o tema “Sexualidade”. As salas pontuaram de acordo com o cumprimento das metas propostas, agora os resultados serão apresentados no “Dia da Família na Escola”, explicou a diretora Fernanda Aparecida da Silva.
Através de um diagnóstico de leitura e escrita, aplicado no dia 20 de março de 2013 aos alunos, a Escola Antônio Luiz Duarte identificou dificuldades dos alunos nesta diretriz de aprendizado. Portanto, a escola propôs o Projeto de Incentivo a Leitura e Pesquisa, com o intuito de oferecer aos alunos uma aprendizagem adequada à serie escolar em que se encontram. O projeto teve como objetivo o despertar do interesse à leitura e que esse interesse atingisse também a escrita e a pesquisa. A iniciativa visou ainda: enriquecer o vocabulário, desenvolver habilidades linguísticas, auxiliar o aluno no processo de construção de sua identidade e de valores próprios, trabalha a leitura como forma de prazer, dentre inúmeros benefícios que uma boa leitura pode trazer.
A Diretora Fernanda Aparecida da Silva, a vice-diretora Fátima Tancioni e a coordenadora pedagógica Verly de Cassia Lima enfatizaram o empenho dos professores, no papel de tutores de cada classe, são eles: Prof. Ezequiel Cisterna (6º Ano A); Prof.ª Nieri (6º Ano B); Prof.ª. Juliana Nakamura (6º Ano C); Prof.ª Lucia Del Poço (6º Ano D); Prof.ª Celi (6º Ano E); Prof. ª Maria Carla (6º Ano F); Prof. Roque Antônio (6º Ano G); Prof.ª Eliana Del Poço (7º Ano A); Prof.ª Adriane Medeiros (7º Ano B); Prof.ª Eliane Leite (7º Ano C); Prof.ª Renata Menck (7º Ano D); Prof.ª Maíres Araújo (7º Ano E); Prof.ª Toninha (7º Ano F); Prof.ª Meire Mira (8º Ano A); Prof.ª Maria Amélia (8º Ano B); Prof.ª Ivete (8º Ano C); Rosana Pereira e Prof. Marcelo (8º Ano D); Prof.ª Maria Luiza (8º Ano E); Prof.ª Cátia (8º Ano F); Prof.ª Vanessa (8º Ano G); Prof.ª Rosana Del Poço (9º Ano A); Prof.ª Rose Sales e Prof.ª Camila (9º Ano B); Prof. Tiago (9º Ano C); Prof. Carlos (9º Ano D); Prof. Luiz Antônio “Ikinho” (9º Ano E); Prof.ª Ana Paula (º Ano F) e Prof.ª Ana Carolina (9º Ano G).