Vinte e dois instrumentos de sopro da Orquestra Municipal da Estância Turística de Paranapanema serão restaurados nos próximos dias, todos estão sob os cuidados dos luthiers do Conservatório Dramático Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos”. Mais que uma recuperação material, a reforma dos velhos instrumentos representam vinte e duas oportunidades; vinte e dois novos componentes na Orquestra; mais música de qualidade; mais cultura aos jovens do município.
Entre os instrumentos que serão recuperados estão saxofones, trompetes, clarinetes, flautas transversais, piccolos e uma tuba. Muitos objetos tem cerca de trinta anos, alguns deles, remanescentes da época do saudoso maestro Genésio dos Santos, o seu “Nésio”.
Segundo o regente da Orquestra Municipal, o maestro Luciano Aparecido Correa, alguns instrumentos já estarão prontos para o uso até o fim desta semana. “Apesar de antigos, a qualidade desses materiais compensa o investimento para reforma-los, o serviço primoroso do luthier do Conservatório de Tatuí garante um resultado admirável”, enfatizou o maestro Luciano.
O Governo Municipal pretende continuar investindo em cultura, no dia 25 de julho, a Prefeitura também beneficiou a Orquestra Municipal com instrumentos novos: saxofones, flautas, violino e cubo (caixa de som). Os resultados desse apoio à cultura tem sido demonstrados nas apresentações dos jovens músicos paranapanemenses em diversos eventos locais e em todo Estado de São Paulo.
.