Ordem do executivo é priorizar o turismo para evitar “desastre”
[caption id="attachment_9317" align="alignleft" width="350"] Reuniões no DADE tem o objetivo de evitar o desastre da perda do título de Estância Turística de Paranapanema[/caption]
A má gestão da verba recebida para o turismo municipal no passado pode custar caro ao paranapanemense! O DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) alertou a administração municipal de Paranapanema sobre os riscos que o município corre de perder o título de Estância Turística. Segundo a diretora do departamento, Elisabeth Correa, o grande número de pendências remanescentes de gestões anteriores, apontadas em projetos vinculados ao turismo, acumuladas ao fato de que os recursos do DADE não foram aplicados corretamente e, efetivamente no turismo, durante o período em que Paranapanema ostenta o título de Estância Turística (mais de 12 anos), constituem fortes fundamentos para retirar de Paranapanema do quadro de cidades estâncias. “Paranapanema não fez por merecer este título, pois não investiu em infraestrutura turística”, exclamaram o representantes do DADE.
Buscando evitar tamanho desastre para o município, o prefeito Antônio Nakagawa convocou a secretária de Turismo, Aline Seawright, o secretário de obras Rodrigo Del Poço e a responsável pelo departamento de convênios Elizabeth de Melo Yamagushi, para participarem de uma reunião na sede do DADE, na capital paulista. Na oportunidade, a diretora Elisabeth Correa e o engenheiro Hélio de Moraes foram enfáticos: “Paranapanema deve entrar “nos trilhos”, pois, até agora, não fez por merecer o status de Estância Turística. Cerca de 600 municípios sonham com este título que, uma vez perdido, jamais terão de volta”. Portanto, a ordem do prefeito de Paranapanema é priorizar as medidas que possam elevar o nível do turismo no município.
Desde 2001 a administração municipal recebe recursos do DADE, atualmente são R$ 2,4 milhões anuais, verbas que deveriam ser destinados ao desenvolvimento da infraestrutura turística, porém, a ausência de investimentos na área coloca em risco tal beneficio. Diante do problema, a prioridade do departamento de engenharia da prefeitura é a regularização dos projetos da Secretaria de Turismo, a fim de sanar todas as pendências.
Obras repletas de irregularidades também provocaram contratempos acerca do turismo municipal, tal como, o Parque do Povo, semiconstruído ao lado do Ginásio de Esportes da sede do município e o Barracão anexo ao Parque Ferradura, este último, já está obrigando a prefeitura a devolver ao Governo do Estado R$ 377.666,28.
Reconhecendo a força de vontade dos gestores paranapanemenses, a diretoria do DADE colocou-se a disposição, oferecendo todo suporte para sanar as pendências que possam colocam em xeque o título de Estância Turística de Paranapanema.
“Esta foi à segunda reunião que tivemos com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, somente este ano, fomos informados que não houve este interesse em anos anteriores. Estamos aptos a tomar todas as providencias necessárias para finalmente firmar os pilares do turismo em nosso município”, comentou o prefeito de Paranapanema.