A Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema começou uma campanha para incentivar proprietários de terrenos a manter limpas e roçadas suas áreas particulares. Empenhada na eliminação de criadouros do mosquito da dengue e também na promoção de uma cidade mais limpa e conservada, a Prefeitura através das Secretarias de Vias Públicas e do Meio Ambiente intensificou o trabalho de limpeza de ruas, capina de canteiros, áreas verdes e praças, remoção de entulho e galhadas. A Prefeitura pede aos cidadãos para colaborar nessa campanha de caráter permanente. As medidas são simples e práticas. Todo morador deve evitar jogar lixo em terrenos baldios. E, se for dono de algum terreno, importante lembrar que a responsabilidade de cuidar do imóvel, fazendo a roçada e limpeza regularmente.
O objetivo da campanha, é conscientizar a comunidade da importância de sua colaboração para a promoção de uma cidade mais agradável. A proposta do governo municipal é tornar o cidadão paranapanemense um bom parceiro na conservação da cidade. Por isso a campanha ressalta que a colaboração dos donos de terrenos vai evitar o acúmulo de entulhos, a proliferação de animais peçonhentos e insetos causadores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Notificação e multa
Os proprietários de terrenos particulares que necessitem de limpeza e roçada, serão notificados pela fiscalização da prefeitura e terão 15 dias úteis para providenciar a limpeza. A Prefeitura espera valorizar os bairros e melhorar o aspecto urbano seguindo uma agenda de manutenção rigorosa somada à participação efetiva dos cidadãos na conservação de seus bens e uma Paranapanema mais limpa.