A quadra da EMEF José Gonçalves Mendes deixou de ser um espaço exclusivo para práticas esportivas na noite da última terça, 01 de março, para se transformar num grande cinema aberto.
De acordo com a secretária da Educação Raquel Rocha, cerca de 150 alunos entre primeiro e terceiro ano do ensino médio da EMEF Antonio Luiz Duarte deixaram suas salas de aulas convencionais para aprender sobre sustentabilidade, assunto abordado através da apresentação de curtas-metragens nacionais.
O cinema na escola nada mais é que parte do projeto Cinecidade, o primeiro cinema itinerante do país que utiliza energia solar para transmitir suas projeções. Rodando desde 2013 pelo Brasil, o Cinecidade já passou por aproximadamente 180 cidades, como contou Fábio Gonçalves, produtor do projeto. Além das projeções de cinema, o projeto ainda oferece oficinas de vídeo, ecografite e música, tudo com o foco sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Com seis placas solares conectadas às baterias, o automóvel altamente equipado tem a capacidade para produzir vinte horas de energia autônoma.
O Cinecidade nasceu da parceria com a rede Brazucah produções cinematográficas e empresas do setor de energia. A visita ao município de Paranapanema faz parte do circuito promovido pela CPFL Energia, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e prefeitura municipal.