O prefeito de Paranapanema, Antonio Nakagawa esteve acompanhado pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Tabata Medeiros, e pelo vereador Leonísio Martins Filho durante o evento de lançamento do Programa Criança Feliz, no último dia 10, em São Paulo.
O objetivo do Programa Criança Feliz é acompanhar o desenvolvimento infantil de forma integral e orientar pais e responsáveis sobre a importância de estimular as habilidades dos pequenos nos primeiros anos de vida.
Criado pelo governo federal, o evento para assinatura do programa contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e de Ricardo Barros, ministro da Saúde.
Em São Paulo, 220 municípios participarão do projeto, que deve atender cerca de 40 mil gestantes e crianças de até seis anos de idade. “Nós vamos trabalhar juntos, governo estadual, federal e municipal. Capacitaremos nossos visitadores, que irão de família em família em situações de vulnerabilidade, priorizando a primeira infância”, afirmou Alckmin. “Eles farão o diagnóstico e o encaminhamento de demandas com a visão para habitação, saneamento, programas de geração de renda, saúde e educação”.
Após as visitas nas casas de crianças e gestantes, serão desenvolvidas ações de capacitação e educação permanente que abordem especificidades. “Os visitadores vão conhecer os problemas e, a partir dessas demandas, encontrar caminhos e soluções orientando para programas de políticas públicas”, afirmou o secretário de Assistência Social Floriano Pesaro.
Como funciona a adesão?
Para participar, os municípios precisavam dispor de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ter uma estrutura física adequada e várias atividades em andamento, e contar com pelo menos 140 indivíduos do grupo prioritário do programa: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.
(Com informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo)
Outras informações
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: (14) 3713 1030
CRAS: (14) 3713 1666