“A prevenção é o melhor remédio para curar qualquer doença, por isso que intensificamos nossas campanhas preventivas estendendo o atendimento para que todos tenham a mesma oportunidade”.
Estas foram as palavras da secretária da saúde Maria Aparecida Leonel, mais conhecida como Zinha, que ao longo do mês de outubro determinou que a campanha tivesse amplitude com horários extensivos no centro de saúde que funcionou até as 19:00 hs., para que todas as mulheres tivessem a oportunidade de se prevenir.
Os bairros da zona rural também foram beneficiados com atendimento durante o mês de outubro, inclusive para funcionárias da cooperativa Holambra.
O atendimento personalizado e mesclado com as gentilezas das atendentes foram um dos diferenciais para que aquelas que por algum motivo poderia se sentir constrangida, quebrasse essa hegemonia e se sentisse à vontade para realização do exame, que é rápido e indolor.
Outro detalhe para deixar mais confortável as mulheres, foi a decoração atrativa, com bexigas cor de rosa, ornamentando a entrada do centro de saúde e todo ambiente interno do prédio, sem contar as meninas que estavam com lindos “modelitos” na cor branca com detalhes da campanha, o rosa.
Além do exame preventivo, quem compareceu no centro de saúde, participou de uma palestra preventiva de saúde bucal, onde tiveram informações sobre cuidados que muitas vezes estão de baixo de nosso nariz e não percebemos.
Em Campos de Holambra também teve o dia “D”, para finalizar o mês da campanha, onde as mesmas condições de Paranapanema aconteceram, ou seja, teve decoração, atendimento personalizado e muita descontração e gentilezas para deixar as mulheres mais confortáveis.
Para a secretária da saúde, o movimento surtiu grande efeito e teve uma procura considerável, sendo que aquelas mulheres que por algum motivo não pode comparecer no mês da campanha, para fazer o exame, poderá procurar pelo centro de saúde e tirar informações de como poderá proceder.
O prefeito Antonio Nakagawa, ao receber as informações sobre a campanha mostrou-se satisfeito, disse que a prevenção é prioridade na vida de qualquer ser humano, para que possa ter uma vida mais saudável, reduzindo riscos.