A secretaria da saúde registrou o primeiro caso de dengue, confirmado do ano, e segundo a secretária da saúde Maria Aparecida Leonel, a Zinha, a paciente foi diagnosticada com dengue, porém, a mesma foi infectada em outra cidade, sendo considerado um caso importado.
"Tomamos todas as medidas de precaução com a paciente, já foi feito bloqueio da área próxima da residência da mesma e uma varredura no local para ver se existia algum foco do mosquito transmissor", Comentou a secretária.
Alertamos a população para que redobre a atenção quantos aos procedimentos em caso de suspeita, seguindo as orientações abaixo.
Sintomas da Dengue
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.
Dengue Clássica
Febre alta com início súbito.
Forte dor de cabeça.
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
Perda do paladar e apetite.
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Náuseas e vômitos·
Tonturas.
Extremo cansaço.
Moleza e dor no corpo.
Muitas dores nos ossos e articulações.
Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
Dores abdominais fortes e contínuas.
Vômitos persistentes.
Pele pálida, fria e úmida.
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Manchas vermelhas na pele.
Sonolência, agitação e confusão mental.
Sede excessiva e boca seca.
Pulso rápido e fraco.
Dificuldade respiratória.
Perda de consciência.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
Veja imagens das
manchas na pele e aspectos clínicos
É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.
Prevenção
A prevenção é a única arma contra a doença.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Dicas para combater o mosquito e
os focos de larvas
Em caso de suspeita de Dengue procure com urgência
nossas unidades de saúde
ESF Vila São José
Rua: Primavera, 55
Fone: 3713-7540
e-mail:
psfsj@paranapanema.sp.gov.br
ESF Centro
Rua:Francisco Alves de Almeida, 870
Fone: 3713-1468
e-mail:
veronica.esf@paranapanema.sp.gov.br
ESF Campos de Holambra
Rua: Avenida das Posses S/NF
Fone:3769-1465
e-mail:
pasholambra@paranapanema.sp.gov.br
CSIII Paranapanema
Rua:Jose Bernardo, 235
Fone: 3713-1610
e-mail:
cs.marli@paranapanema.sp.gov.br