“Novembro Azul é o mês dedicado à campanha do câncer de próstata, e apesar de ser a doença mais incidente nos homens o preconceito ainda é tabu, por isso estamos hoje aqui para esclarecer dúvidas e orientar como deve ser feito os procedimentos para realização do exame”
Assim o Dr. Danny Juliano médico do ESF começou o bate papo entre os funcionários da garagem municipal, com o objetivo de quebrar o tabu e transformar as brincadeiras que nascem em torno do assunto, uma realidade na vida de cada um.
Depois de explicar detalhadamente o que é a próstata e como a doença se desenvolve, Dr Danny abriu um espaço para que as dúvidas e curiosidades fossem colocadas pelos funcionários e consecutivamente os esclarecimentos.
Foi escolhida a garagem municipal para fazer a reunião pelo fato do setor concentrar um grande numero de homens e também pelo preconceito que ainda leva muitos a optar por não fazer o exame e contar com o fator sorte.
O exame de próstata pode ser feito por qualquer clínico geral, sendo que o recomendado é que procure um urologista, que é especializado no assunto, lembrando que o exame é para homens que possuem idade acima de 50 anos, e deve ser feito pelo menos uma vez ao ano.
Além do exame de sangue conhecido por PSA, pode ser feito através de ultrasonografia e o mais recomendado é o toque retal, sendo este o mais preconceituoso entre os homens.
“Disponibilizamos a equipe do ESF para realizara a reunião e tirar as dúvidas, sendo que no mesmo dia foi feito um cadastro daqueles que estavam interessados em agendar os exames preventivos”. Disse a secretária de Saúde Maria Aparecida Leonel, a Zinha.