A secretaria de obras e vias públicas ao longo de 2017 construiu e reformou diversas pontes e mata burros na zona rural do município.
Algumas pontes, foram construídas em alvenaria e feita a tubulação para escoamento das águas, como no caso da ponte conhecido como “João do Nico” e outra da “Olaria”, onde os trabalhos necessitaram de homens, máquinas e equipamentos pesados.
Outras como a Ponte dos Valim, ponte do Faxinal no bairro dos Amaros, ponte co Capim Velho no Pedro Antunes e também dos Andrés, no mesmo bairro, passaram por reforma completa, ou seja, foi feito o desassoreamento do local, substituição dos troncos de sustentação da base, construção de muro de arrimo com troncos e substituição das madeiras que formam o leito carroçável da ponte.
Também foram construídos e reformados diversos mata burros como no bairro do Capim Velho entrada da propriedade do Eliseu Sales, na estrada da Fortaleza e na estrada Fernando Rodrigues.
Na estrada do parafuso, foi construída uma tubulação para escoamento das águas pluviais, que estavam prejudicando o local e foi motivo de reclamação por parte dos usuários daquela via rural.
O prefeito Antonio Nakagawa esteve visitando algumas obras e disse que pelo fato do município ser extremamente agrícola, precisa de manutenção constante nas estradas rurais, e isso vem sendo feito dentro do possível, lembrando que a prefeitura apesar de ter conquistado uma nova patrol a algum tempo atrás, ainda sofre com a falta de maquinas e equipamentos.
Paranapanema é um município formado por 1042 km², possui mais de 1.200 kms de estradas rurais, ou seja, uma distância aproximada entre Paranapanema e Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
Para amenizar os problemas de manutenção nas estradas rurais, o prefeito Antonio Nakagawa está buscando ajuda no Governo Estadual junto à CODASP, para trazer o programa “Melhor Caminho” para algumas estradas, outro ajuda que está tramitando nos órgãos competentes e aguardando liberação é da pedreira, que vai ajudar e muito no cascalhamento das vias rurais que necessitarem.