Com o slogan “Paranapanema Limpa” #lixo no lugar certo, a secretaria do Verde e Meio Ambiente inicia campanha de conscientização e informação distribuindo cartazes e folhetos para a população e comércios.
“A campanha estamos fazendo já algum tempo, realizamos recentemente a coleta de lixo eletrônico em todo município e já descartamos também todo material recolhido para uma ONG de São Paulo, agora começamos a distribuição de folhetos e cartazes para informar e conscientizar a população”. Disse a secretária do Meio Ambiente Daniella Marques.
A distribuição já foi feita em algumas ruas da cidade e deve continuar até atingir todo município, onde esta sendo entregue nas casas um folheto o qual traz informações sobre o lixo reciclável, rejeito, orgânico, eletrônicos, resíduos vegetais e móveis e fala ainda sobre as caçambas de coleta de entulho.
Os cartazes que são colocados nos comércios, empresas e prédios públicos, também trazem as mesmas informações.
Nos folhetos e cartazes, estão ainda os dias de coletas em todo município, tudo divido por região e tipo de lixo para que a população fique ciente e possa colaborar da melhor maneira possível.
É muito comum ver móveis, lixo oriundo de limpeza de quintal que geralmente são galhos e folhas de árvores, pedaços de madeiras, fogões e geladeiras velhas, máquinas e eletroeletrônicos como computadores, televisões, aparelhos de som, monitores, garrafas e embalagens plásticas, vidros, latas e papelão, inclusive entulhos provenientes de pequenas reformas, tudo isso misturados e colocados em qualquer lugar.
Esta é uma forma errada de descarte que prejudica consideravelmente o meio ambiente, pois alguns matérias podem demorar anos para decompor deixando a cidade suja, colocando em risco a saúde pública e até dos animais de estimação.
Os materiais recicláveis que são plásticos, papéis, metais, vidros, sucatas, isopor e óleo de cozinha, devem ser separados do lixo orgânico, acondicionados em sacos e recipientes adequados, entregue ao serviço de coleta nos dias agendados que estão disponíveis nos folhetos e cartazes.
Os rejeitos que geralmente são os materiais de higiene pessoal, papéis plastificados, fitas adesivas e outros, devem ser acondicionados com o lixo orgânico, que são os restos de alimentos, cascas de ovos, palitos, tecidos e panos velhos, a borra do café e as cascas e talos de frutas e legumes.
Nas caçambas que são ofertadas gratuitamente pela prefeitura, só podem ser descartados os matérias provenientes de construção como tijolos e telhas quebrados, restos de cimentos, areia, terra, madeiras velhas, galhos de arvores, restos de gramas, folhas e móveis velhos.
É importante ressaltar que os eletroeletrônicos, fogões, geladeiras e máquinas que estão danificadas e são irrecuperáveis, devem ser levados na secretaria do Verde e Meio Ambiente e não descartados em caçambas ou colocados na rua.
O mesmo deve ser feito com as lâmpadas, pilhas e baterias de aparelhos eletrônicos como telefones, tablets.
Os fios e cabos de computadores, os DVDs e CDs, calculadoras e muitos outros eletrônicos devem também, ser descartados na secretaria do verde e meio ambiente.
Se cada um de nós fizer nossa parte, teremos um mundo melhor, meio ambiente preservado e nossa cidade estará mais limpa e bonita, sem contar que de acordo com o Decreto 1641/17 o não seguimento das orientações descritas, aquele que for flagrado ou denunciado por cometer a irregularidade, estará passível de multa.
Vamos cuidar juntos, afinal de contas a casa é nossa.