Paranapanema recebe, de 20 a 29 de novembro, a Exposição ‘Rastreando o Rio Paranapanema’, do piloto de aventuras Lu Marini. A mostra reúne fotografias captadas durante a sua expedição pelo Rio Paranapanema, entre março e abril de 2016. Também estarão expostos os equipamentos de voo utilizados pelo piloto, e o público poderá conferir o documentário produzido sobre o rio.
Todo esse material levará o público por uma viagem pela extensão do Paranapanema, o rio mais limpo e um dos mais importantes do estado de São Paulo.
Lu Marini fará uma palestra especial para os alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade na sexta feira dia 23, no plenário da Câmara Municipal, às 14 hs intitulada de “Você pode voar mesmo com os pés no chão”.
O piloto explorou toda a extensão do Paranapanema durante 15 dias, começando na região de Capão Bonito e terminando no município de Rosana, onde o rio encerra seu curso e desagua no Rio Paraná.
Foram 987 quilômetros percorridos, passando por 18 cidades e somando 32 horas de voo, vivenciando experiências e ouvindo relatos de quem vive às margens do rio.
Todo o material captado deu origem a um livro e um documentário, lançados em Ourinhos, uma de suas paradas durante a expedição e cidade que o acolheu com muito carinho. O lançamento ocorreu em agosto de 2017, mês em que o Rio Paranapanema faz aniversário.
Além das várias histórias que acumulou em sua bagagem, Marini também aproveitou essa expedição para conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção e combate à Dengue, realizando palestras em escolas e universidades.
A expedição pelo Rio Paranapanema foi patrocinada pela CTG Brasil, apoiada pela Amanco e incentivada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) por meio da Lei nº 8313/91. O projeto foi desenvolvido pela Fly Comunicação.
Com curadoria de Gabriela Alejandra Nebot, a exposição ‘Rastreando o Rio Paranapanema’ integra o Projeto Rios, que reúne expedições sobre as mais importantes bacias hidrográficas do Brasil e a mostra ‘Pelos Ares – 8.375 Km de Rios’.
Na cidade, a exposição será realizada no Portal, onde fica a Secretaria de Turismo de Paranapanema, localizada na Praça Radames Meneghetti, s/nº, com visitações de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
PROJETO RIOS
O projeto foi iniciado em 2014, quando Lu Marini decolou para sobrevoar toda a extensão do Rio Tietê, o mais poluído do Brasil. Foram mais de 1.100 quilômetros percorridos para conhecer de perto os problemas do rio e presenciar a maior seca dos últimos 70 anos.
Depois, o piloto sobrevoou os rios São Francisco, Paranapanema, Rio Doce e Araguaia, sempre em busca de aventuras, que documenta para apresentar ao público as diversas facetas desse imenso Brasil.
O PILOTO
Lu Marini nasceu no dia 8 de outubro em Itu, cidade do interior de São Paulo. Administrador de Empresas de formação com MBA em Marketing consolidou a carreira profissional nas áreas de Consultoria, Comunicação e Marketing.
Com passagem por grandes corporações, fundou a própria empresa em 1990, direcionando as suas atividades para marketing e produções. Hoje, atua como diretor, produtor e protagonista de diversos documentários para a televisão, entre eles as séries de expedições ‘Rastreando’ e ‘Pousos e Decolagens’.
No esporte, é piloto e instrutor máster de paramotor, recordista continental de altitude e o único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão em atividade (Popocatépetl, no México). Já formou mais de 450 pilotos nos últimos anos, e é também instrutor da Tropa de Elite da Marinha do Brasil.