A capacitação hoje é uma exigência do mercado formal, e para melhor atender ao público que frequenta a biblioteca municipal, a prefeitura enviou a bibliotecária responsável pelo setor para participar de uma palestra de capacitação.
Evento aconteceu na cidade de Bauru, na biblioteca municipal Rodrigues de Abreu e a palestra foi ministrada pela jornalista Goimar Dantas, que abordou o tema A arte de criar leitores, com reflexões e dicas para uma mediação eficaz.
A palestra faz parte do programa de capacitações oferecidas pelo SISEB – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo e também o SP Leituras da Associação Paulista de Bibliotecas e Leituras.
Segundo a palestrante Goimar Dantas, um dos objetivos principais é fazer com que, após a capacitação, esses profissionais sejam capazes de aplicar o que aprenderam nos espaços em que eles trabalham: “Dou essa capacitação sobre leitura faz alguns anos, o que deu origem ao livro ‘A arte de criar leitores: reflexão e dicas para uma mediação eficaz’, que lancei no começo de 2019.
A capacitação tem um objetivo muito simples, que é jogar paixão e entusiasmo na vida de quem trabalha juntamente com o incentivo à leitura, mostrando algumas dicas e reflexões de como melhorar esse trabalho, trazendo a comunidade para a biblioteca”
Participam 52 pessoas de vários municípios. Além de Paranapanema, estiveram representantes dos municípios de Tarumã, Lençóis Paulista, Cândido Mota, Borebi, Lins, Marília, Agudos, Pederneiras, Garça, Borborema e Jaú.
No conteúdo da capacitação foi abordado os temas: Quem são os mediadores de leitura e qual o seu papel no processo de formação do leitor; Como se forma e quais as funções de um mediador de leitura; Como se preparar para ser um bom mediador de leitura?; Formação de leitores: uma construção social; Literatura utilitária: os primórdios das histórias orais; Os contadores de histórias: vocação e aquisição; Leitura, identidade e transformação: quem somos quando lemos; A literatura infanto-juvenil: conceitos e aspectos de um gênero que vive sua idade de ouro; Panorama da literatura no Brasil de hoje: mercado, autores, lustradores, editoras; Literatura no ciberespaço.
Para a bibliotecária Bruna Ferrari a experiência vai ajudar consideravelmente no desempenho de suas funções, inclusive no incentivo à leitura.