O movimento de plantio se deu por conta das obras de revitalização e infraestrutura que estão acontecendo na Ilha do Sol.
Para que fosse liberada pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, órgão responsável pelo sistema ambiental, as obras na Ilha do Sol, um acordo foi assinado entre a Companhia e a Prefeitura onde a municipalidade teria que plantar 206 mudas de árvores frutíferas e nativas da região para uma compensação ambiental.
Na quarta-feira 27, as secretarias do Verde e Meio Ambiente e Turismo, Esporte e Cultura realizaram o plantio das mudas com a colaboração de seus funcionários.
As mudas plantadas foram de Angico Branco, Aroeira Preta, Farinha Seca, Guanandi, Ingá do Brejo, Ipe Rosa, Pau Viola, Ipe Branco, Chá de Bugre, Aroeira Pimenta, Paineira Rosa, Timburi, Dedaleiro, Pau D’alho, Jacarandá Mimoso, Paineira vermelho, Goiaba Vermelha, Nespera e Cinamomo.
A Ilha do Sol é um tradicional ponto turístico de Paranapanema que nasceu da aquisição do terreno às margens da represa de Jurumirim pela prefeitura, na administração 1993 a 1996, e foi utilizada como horta comunitária até meados de 1997.
Daí então nasceu a Ilha do Sol com a abertura da avenida que recebeu o nome de Cel. Zé Mendes, pavimentação e iluminação pública da mesma, inclusive atracadouro da balsa que faz a travessia entre Paranapanema e Itatinga.
Outros investimentos aconteceram no local e agora a Ilha recebe a construção de quiosques, área de estacionamento, banheiro público, quadras esportivas entre outros.
Em outras ocasiões a Ilha já recebeu plantio de milhares de árvores.