O trabalho realizado pela vigilância e sistema de saúde, atuando juntas para o combate da Dengue, lembra que todo dia é dia de prevenir.
Em Paranapanema foram notificados 25 casos, destes 19 descartados, 1 caso confirmado, sendo este importado da cidade de Agudos e 5 casos estão aguardando resultado dos exames.
O trabalho eficiente das equipes de endemias e agentes comunitários, garantem o controle da proliferação do mosquito que em relação a outras cidades da região, tem um número consideravelmente baixo.
As equipes agem em conjunto com a educação e ainda realizam visitas periódicas, monitorando casas, empresas, prédios públicos entre outros, bloqueando locais suspeitos e orientando a população.
Não existe um calendário especifico para as ações dos agentes, lembrando que os trabalhos são esporádicos.
A secretaria da saúde alerta a população para que não deixem de ficar atentos aos menores detalhes, pois ali pode ser um possível criadouro.
Caixas D’água devem estar sempre tampadas, mesmo aquelas que estão embutidas nos telhados, vasilhames e qualquer recipiente que acumule água com facilidade devem estar protegidos das chuvas e se possível com a boca virada para baixo.
Vasos de plantas, com areia no prato e não água, os pneus velhos, móveis e eletroeletrônicos não devem ser descartados nas ruas, terrenos ou estradas rurais, e sim colocados em caçambas para serem destinados corretamente.
O lixo descartável como papel e papelão, latas, alumínio, vidro, ferro, plásticos entre outros, também devem ter sua destinação correta, assim como os quintais e lotes devem estar sempre limpos.
A participação e colaboração da população é muito importante no combate à Dengue, afinal de contas um de nós podemos ser a vítima.