São inúmeras ações praticadas pelo grupo de ajuda da saúde mental da secretaria da saúde que acontecem todos os dias em prol dos pacientes e seus familiares.
A acolhida é o primeiro passo para uma boa interação entre paciente, família e equipe, que após as primeiras conversas começam a interagir através das oficinas terapêuticas que oferece horta comunitária, artesanato, crochê, pintura, bordados, aulas de dança entre outros.
Não só os pacientes são beneficiados com esta interação social, mas os familiares também participam de encontros semanais e contam com a ajuda de profissionais como psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional, artesã, enfermeira e técnica de enfermagem, bem como os demais funcionários do setor.
Os pacientes são avaliados durante as oficinas e o quadro é passado aos familiares para que a convivência familiar e a inserção social possam ser beneficiadas.
A saúde mental pode ser afetada por diversos fatores, a hereditariedade, a depressão, a ansiedade, o uso de drogas e álcool, são os mais comuns na atualidade segundo os especialistas.
A OMS – Organização Mundial da Saúde estima que no mundo mais de 300 milhões de pessoas sofrem com o transtorno mental e aponta ainda o estresse da vida moderna como um fator relevante para o desenvolvimento da doença, caso não seja cuidada.
Recomenda-se a procura por ajuda de profissionais quando qualquer sintoma que possa identificar um “distúrbio” que se assemelhe com a doença seja percebido.