Prevenir é o melhor remédio para qualquer doença, partindo deste princípio a secretaria da saúde através de seus programas preventivos, vem intensificando as ações para alcançar seu público alvo e fazer valer as campanhas.
Em 2018 foram diversas ações que garantiram a melhoria na qualidade de vida do público alvo de cada uma, ou seja, cada campanha, que é dotada de uma cor para identificação e tem o seu mês de intensificação, lembrando que a prevenção é o ano todo, porém cada mês é marcado para ser o mês específico de uma campanha.
Um calendário com uma tabela de cores ajuda a identificar as campanhas, e hoje com a ajuda da intenet fica mais fácil a sua divulgação.
Toda campanha tem ampla divulgação sendo que elas são a nível nacional, estadual e municipal, portanto quando uma campanha é divulgada em rede nacional pela televisão, quer dizer que todos os municípios Brasil também estão em campanha.
Nos últimos anos tem acontecido uma queda considerável de pessoas que procuram se imunizar nas campanhas, principalmente contra a gripe, sarampo entre outras, segundo dados do Ministério da Saúde.
Já as campanhas onde o exame é necessário, o número de pessoas que procuram é ainda mais baixo, principalmente o novembro Azul que trata do câncer de próstata, o qual é um “tabu” entre os homens, que muitas vezes pelo preconceito deixa de fazer o exame.
Já as mulheres são mais atenciosas e prevenidas, ressaltando o outubro rosa que trata do câncer de mama, a procura é considerável, mas os índices podem melhorar.
É importante que a população se atente ao calendário e ajude a divulgar para os familiares, amigos, no trabalho enfim onde der.
Importante também é a adesão da população às campanhas lembrando que a prevenção é sempre o melhor remédio.