Depois de ficar paralisada por um tempo, devido regularização de trâmites burocráticos, a obra de infraestrutura da Ilha do Sol está sendo retomada aos poucos, pela empresa vencedora da licitação.
Alguns funcionários já começaram a limpeza do local e corte de paredes para instalação de rede elétrica e água, em alguns quiosques que já estão prontos para receber o reboco.
Mais adiante dos quiosques, começou a construção de uma quadra de voley com a colocação dos postes que vão dar suporte para o alambrado e nos próximos dias será feita a terraplanagem para a construção de um campo society.
O projeto para a Ilha do Sol é composto por diversas estruturas como 1 Banheiro (Masculino/Feminino); Estacionamento; 11 Quiosques com pia e churrasqueira; 6 Churrasqueiras Avulsas (sem quiosque); 1 Quiosque grande com 4 pontos comerciais; Academia ao ar Livre; 1 Campo de Futebol Society; 1 Quadra de Vôlei de Areia; Playground; 1 Ponto de Ônibus; Portal da Ilha e reforma do antigo banheiro.
O convênio é do DADETUR assinado em 2017 sendo esta a primeira fase do projeto, lembrando que outro convênio assinado em 2018 deverá ser investido no local, assim que liberado pelo Governo do Estado.
A Ilha do Sol nasceu de uma conquista dos anos 90, quando o local pertencente à CESP foi colocado à venda para quem se interessasse.
O Governo Municipal da época demonstrou interesse, adquiriu o terreno e implantou uma horta comunitária que funcionou até meados de 1997.
Ainda em 1997, o terreno que até então era carinhosamente conhecido como “Rawai”, caiu na graça dos governantes que viu no lugar um ponto estratégico de lazer e novo acesso.
Foi quando nasceu a Ilha do Sol com a construção da av. Cel Zé Mendes e implantação da Balsa que faz a travessia entre Paranapanema e Itatinga, um feito que alavancou o turismo, sendo um dos pontos positivos para a conquista do título de estância turística.
A Ilha do Sol ainda ganhou mais algumas benfeitorias e hoje, com nova fase de construção vai beneficiar a população, o comércio e o turismo.