Tradicionalmente realizado no dia 29 de maio, o “Dia do Desafio” tem por finalidade incentivar a população a sair do comodismo, praticar uma atividade física e agitar o corpo pelo menos por 15 minutos.
Em Paranapanema a secretaria de Turismo, Esporte e Cultura contou com o apoio das escolas e grupos para realizarem atividades múltiplas.
Nas escolas as atividades ficaram por conta dos professores de educação física que reuniu os alunos nas quadras e praticaram exercícios em conjunto.
O projeto Águia de judô que conta com mais de 200 alunos e está voltado para a prática esportiva, reuniu alguns alunos que durante o dia treinaram e ao mesmo tempo contribuíram para o dia do desafio.
A Galera do Pedal, grupo de amigos adeptos do ciclismo, se reuniram no final da tarde e percorreram alguns quilômetros pelas ruas da cidade.
Já os alunos do projeto Atleta do Futuro, uma parceria entre a Prefeitura e o SESI também participaram das atividades, colaborando com o dia do desafio.
Na avaliação da secretaria o evento alcançou seu objetivo, que além de participar de uma competição incentivou a prática esportiva.
O secretário de Turismo, Esporte e Cultura agradeceu a colaboração de todos.
Origem do Dia do Desafio
Originalmente, o Dia do Desafio foi criado no começo da década de 1980, no Canadá, mas com o passar dos anos, o espírito do Dia do Desafio se consolidou e espalhou por todo mundo.
Atualmente, esta iniciativa apoiada pela International Sport and Culture Association, é promovida pela Tafisa e Unesco.
No Brasil, o Dia do Desafio foi realizado pela primeira vez em 1995, em parceria com a The Association for International Sport for All – TAFISA. A partir do ano 2000, quem assume a organização do evento é o Sesc São Paulo.
Em 2015, o Dia do Desafio passou a integrar o Programa Move Brasil, como mais uma ferramenta para garantir a meta de incentivar a prática de atividades físicas e esportes em todo país.