Seguindo orientação da Divisão de Imunização do Estado de São Paulo, todos os municípios estão disponibilizando a vacina contra a gripe Influenza para a população em geral, respeitando a idade mínima de 6 meses.
A secretaria da saúde alerta que apesar de estar disponibilizando a vacina, o estoque é limitado, ou seja, não existe doses suficiente para atender a população como um todo.
Além do estoque não atender a todos, o serviço de imunização ainda reservará a 2ª dose da vacinação para as crianças, lembrando que não há previsão para receber novas doses.
Entre os grupos de maior risco e que foram priorizados na campanha de vacinação que se encerrou no dia 31 de maio, as crianças foram as que menos compareceram para tomar a primeira dose.
O serviço de imunização pede aos pais e responsáveis que ainda não levaram seus filhos para tomar a dose da vacina, que procurem o serviço de saúde mais próximo de sua casa para aplicação da vacina.
Mesmo que seus filhos estejam com tosse, espirrando ou qualquer outro sintoma que não seja febre, você deve procurar o serviço de saúde para receber orientação.
Alertamos mais uma vez, que a disponibilização da vacina contra a gripe influenza para a população em geral é só enquanto durarem os estoques, por isso, o quanto antes as pessoas interessadas em tomar a vacina devem procurar os postos de atendimento.
A campanha de vacinação deste ano tinha como meta vacinar 90% dos grupos de maior risco indicados pelo serviço de Imunização do Estado de São Paulo.
Segundo a secretaria da saúde, a meta ainda não tinha sido atingida até o último dia da campanha, 31 de maio.
Lembre-se vacinar é mais que prevenir, é um ato de amor.