Diretores de unidades escolares participaram de uma reunião com o comandante do Destacamento de Polícia Militar 1º Sgtº PM Nobre, que passou algumas imagens explicativas sobre o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, elaborado e realizado pela Polícia Militar o Estado de São Paulo.
O programa tem como objetivo orientar e prevenir crianças e adolescentes quanto à drástica problemática das drogas.
Em parceria com as escolas, policiais militares fazem visitas e aulas teóricas e práticas durante o ano, levando informações, orientações e dando dicas importantíssimas na prevenção e combate às drogas.
Uma apostila com a temática “Caindo na Real” é distribuída aos alunos que durante as aulas teóricas aprendem como lidar em situações de risco, como fazer suas escolhas responsáveis e seguras, estratégias de resistência, dar respostas às pressões, sinais de tensão e avaliação das decisões.
Estilos de comunicação e comunicação confiante também são temas discutidos e analisados nas aulas teóricas.
Além das teorias explicativas com imagens, as apostilas trazem provinhas para testar os conhecimentos e aprendizado dos alunos.
O programa tem duração de seis meses, é destinado para alunos entre 9 e 12 anos que geralmente estão cursando a 4ª série, é ministrado por um policial militar treinado e qualificado.
Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de participação e na cerimônia de encerramento os alunos apresentam encenações cantadas com temas do aprendizado.
Já os pais devem participar diretamente do programa enquanto o filho está estudando, sempre acompanhando as lições nas apostilas, lembrando que a presença dos pais no dia da formatura é indispensável.
Tráfico de drogas é crime, alguém da sua família pode ser a próxima vítima, por isso, ao perceber ou presenciar atitudes duvidosas que levam a crer seja “trafico”, denuncie, 190 Polícia Militar ou 197 Polícia Civil. Você não precisa se identificar e a ligação é gratuita podendo ser feita de qualquer aparelho telefônico ou operadora.