Após a confirmação de um caso de raiva de herbívoros em bovinos no município de Paranapanema, a Defesa sanitária Animal convocou duas equipes sendo uma da cidade de Presidente Prudente e outra da cidade de Adamantina, para realizar o “perifoco”, ou seja, capturar e realizar o controle dos morcegos.
O rastreamento foi feito na área de cobertura da secretária da agricultura, a qual prestou apoio junto aos mesmos, resultando em três dias, 210 morcegos hematófagos capturados.
Após os procedimentos de praxe, foram reformados os abrigos nos quais foram capturados como forma de prevenção.
O que é hematófago?
Os morcegos hematófagos são os famosos morcegos vampiros. Eles se alimentam exclusivamente de sangue de vertebrados, sendo os únicos a terem essa especialização. Há apenas três espécies no Mundo, que ocorrem apenas nas Américas. Duas atacam aves (Diphylla ecaudata e Diaemus youngii) e uma ataca aves e mamíferos (Desmodus rotundus).
Ao constatar qualquer suspeita de animais feridos ou presenciar ataques de morcegos em animais a defesa sanitária deverá ser imediatamente comunicada. Em Paranapanema pelo fone 14 3713 1212 na Casa da Agricultura.